Entre os meses de maio e agosto deste ano, a Thomson Reuters, provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais, realizou uma sondagem qualitativa de opinião que ouviu 800 profissionais do mercado fiscal e tributário brasileiro sobre os principais desafios do setor de contabilidade e de micro e pequenas empresas.
Numa primeira abordagem mais ampla, o estudo revelou que para 83%, a complexidade da legislação no Brasil é o principal desafio que as empresas enfrentam. A gestão de dados e a consistência da integração entre os dados é fator determinante para um melhor desempenho das empresas, gerando aumento de competitividade, segundo 80% dos respondentes.
A sondagem revelou também que para 55% a melhoria da tecnologia aplicada ao segmento contábil contribui para uma gestão mais eficiente, capaz de atender as alterações tributárias que acontecem diariamente no país.
--
60% dos respondentes concorda que, com a implementação do SPED, o profissional contábil assume um papel ainda mais importante, à medida que a contabilidade deixa de ter exclusivamente o foco fiscal e passa a ser uma ferramenta digital para tomada de decisões.
50% afirma que o principal desafio para os profissionais brasileiros que atuam na area de Contabilidade, frente à implementação pelo Fisco de novas metodologias no acompanhamento dos contribuintes por meio do SPED, é mudar estrategicamente algumas estruturas que permitam a especialização em determinados segmentos.
Para outros 40%, o principal desafio é a tendência de se adaptar às novas tecnologias.
Para 74%, os investimentos/requisitos necessários para se adaptar a esta nova era fiscal estão diretamente ligados a novas soluções de software, especializadas e integradas para garantir cumprimento às novas obrigações.
40% destacaram que, visando o aumento de produtividade, a Gestão Estratégica de dados fiscais e tributários é o que contribui para um melhor desempenho das micro e pequenas empresas no que diz respeito a controle fiscal e tributário no País.
91,5% concordam que a complexidade da Legislação no Brasil e suas alterações constantes têm sido um dos principais desafios fiscais para seus clientes.
91,5% concordam também que dispor de soluções de software específicas para atender as empresas de contabilidade e das micro e pequenas empresas é considerado uma vantagem competitiva à medida que permite otimizar tempo, minimizar riscos tributários e, também, garantir melhor governança corporativa.
Fonte: Thomson Reuters