A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) encerrou nesta sexta-feira (17) a sexta etapa do Projeto Jucepa Itinerante, no município de Barcarena, região do Baixo Tocantins, com o seminário “Integrando os Novos Gestores Municipais à Redesim”. As palestras ocorreram no auditório da Subprefeitura, no complexo administrativo, onde gestores municipais receberam informações sobre sistema integrador, procedimentos para adesão e capacitação gratuita de servidores municipais para operá-lo, e assim desburocratizar o ambiente de negócios local.
A cidade de Barcarena é um importante polo industrial, onde é feita industrialização, beneficiamento e exportação de caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica. A economia tem base tradicional na agricultura, mas também avança com o turismo e a indústria, gerando crescimento econômico para o município e o Estado. Barcarena ocupa o 10° lugar no ranking de empresas ativas no Estado, com 7.601 unidades, e o 3° lugar em capital social per capita.
No evento, a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, ressaltou a importância da Redesim para a celeridade dos processos de abertura de empresas no município. “Nosso objetivo é expandir a parceria entre o Estado e os Municípios, para proporcionar, cada vez mais, a melhoria do ambiente de negócios, fomentando o empreendedorismo e o desenvolvimento local, trazendo benefícios para o Poder Público, como geração de emprego e desenvolvimento econômico”, afirmou. Segundo ela, é por meio da Redesim que se faz a integração e simplificação dos processos de registro e licenciamento de empresas, mas é preciso apoio e envolvimento das prefeituras para alcançar os objetivos.
Gestores de Barcarena no seminário promovido pela Jucepa
O prefeito de Barcarena, José Renato Ogawa, destacou que o propósito da administração municipal é facilitar a vida do empreendedor, possibilitando a geração de mais empregos e renda, “movimentando a economia”. Agilidade e redução da burocracia foram apontadas por ele como as principais vantagens da RedeSim. O prefeito afirmou que está trabalhando para implantar o sistema integrador no município.
O seminário contou com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), Corpo de Bombeiros Militar, Banco do Estado do Pará (Banpará), CredCidadão, Sistema OCB/PA (Organização das Cooperativas de Crédito), Sescon-PA (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), Cartório do 2º Oficio e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Fonte: Agência Pará
Por: Fabiola Uchoa