Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

OUTUBRO ROSA E A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DO CÂNCER DE MAMA

Data: 06/10/2021 14:00h

 

POR DAVI ANTHONY SOUSA AZEVEDO – ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CRCPA

 

O mês de outubro é o mês de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Desta forma, o CRCPA ressalta a importância da prevenção e cuidados, que devem permanecer não somente em outubro, mas durante todo o resto do ano e, não somente por mulheres, mas por homens também.

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O período é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres ao redor do mundo inteiro. Só no último ano foram descobertos mais de 2,3 milhões de casos novos em todo o mundo, número que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplastias diagnosticadas anualmente em mulheres.

Para o Brasil foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama para o ano de 2021, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil brasileiras.

Principais Sinais

Os principais sinais do câncer de mama são:

1) caroço (nódulo), normalmente endurecido, fixo e indolor;

2) pele da mama avermelhada ou parecida com uma casca de laranja;

3) alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

4) às vezes aparecem pequenos nódulos no pescoço ou na região em baixo dos braços (axilas);

Previna-se

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O ministério da saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

 

Notícias relacionadas

15/10/2021 14:30h

CRCPA PARTICIPA DE AULA MAGNA DA TURMA DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL DO PPGCC/FEARP/UFPA

LEIA MAIS

01/10/2021 10:00h

CRCPA PROMOVE CAPACITAÇÃO AOS NOVOS DELEGADOS ELEITOS

LEIA MAIS

24/09/2021 14:00h

DIA DO CONTADOR: CRCPA REALIZA SOLENIDADE COM ENTREGA DE HONRARIAS, PALESTRAS E CERIMÔNIA DE POSSE DOS NOVOS DELEGADOS

LEIA MAIS