Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

Normas de Contabilidade para o setor público são discutidas em Belém

Data: 13/12/2013 00:00h

Encerrou nesta sexta-feira, 13, a V Convenção de Contabilidade do Estado do Pará, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), no Hangar Centro de Convenções, em Belém. O evento, voltado para os estudantes e profissionais de contabilidade, contou com a participação da classe, que estive presente nos dois dias do evento.

A Convenção trouxe temas relevantes para o debate da categoria, como a adequação do setor público brasileiro aos padrões internacionais de Contabilidade, que deverá ser feita até 31 de dezembro de 2014.

No segundo dia do evento, o Diretor de Gestão Contábil e Fiscal da SEFA, Hélio Góes, abriu o ciclo de palestras com o tema “O Processo de Implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público no Estado do Pará”, para mostrar como está o processo de convergência no âmbito do Governo do Estado às novas normas. “Aproveitamos a V Convenção para mostrar o que o governo tem feito para se adequar às novas normas. Já em janeiro vamos lançar o Novo Plano de Contas do Estado e dar início a este processo de mudança. Teremos o ano de 2014 para testar e reavaliar procedimentos”, comentou.

Simultaneamente à Convenção, foram realizados o Encontro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o II Encontro dos Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, o IV Fórum dos Estudantes de Ciências Contábeis, o I Encontro de Auditores de Peritos do Estado do Pará e o IV Fórum Estadual da Mulher Contabilista do Estado do Pará, que contou com um talk show para abranger temas como a mulher que faz a diferença, hoje, no mercado de trabalho. O talk show teve a participação da apresentadora da TV Liberal, Amanda Pereira.

“Tivemos um momento de realização que foi muito gratificante, com a participação dos profissionais da contabilidade, dos nossos acadêmicos, daqueles palestrantes que vieram nos brindar com seus conhecimentos e isso, para nós, foi altamente positivo”, explicou Eloi Prata, presidente do CRC-PA. A última palestra do evento foi sobre “Impacto Socioambiental das Organizações”, ministrada pelo doutor em Engenharia de Produção, José Ricardo de Siqueira. “A área de Contabilidade tem um segmento, que é a questão dos relatórios de sustentabilidade, que visa demonstrar os impactos sociais e ambientais, mas apesar disso é um documento que ainda apresenta muitas falhas, como problemas de comparabilidade, então este foi também um dos focos da discussão”, explicou José Ricardo.

Notícias relacionadas

28/05/2024 14:40h

ALEPA REALIZA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE NO PARÁ

LEIA MAIS

28/05/2024 11:00h

NÚMERO DE INSCRITOS NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2024 ULTRAPASSA OS 47 MIL

LEIA MAIS

23/05/2024 09:00h

PRESIDENTE DO CRCPA PARTICIPA DE ALMOÇO EMPRESARIAL NA ACP

LEIA MAIS