A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, evitou comentar a divulgação na próxima sexta-feira do desempenho do Produto Interno Bruno (PIB) referente ao segundo trimestre pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Eu não tenho expectativa, eu não faço estimativa prévia, não”, disse Dilma em entrevista a jornalistas no Palácio da Alvorada, residência oficial. “Nunca fiz expectativa, não force a barra”, completou a presidente, demonstrando bom humor.
Pelo segundo mês consecutivo, a economia brasileira apresentou contração conforme indicou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que mostra a tendência do PIB. Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC) mostrou que o mercado voltou a reduzir a projeção para o avanço da economia neste ano.
Avião do PSB
Dilma ainda evitou manifestar-se sobre as investigações a respeito do contrato do jato do ex-candidato o PSB à Presidência, Eduardo Campos, que o vitimou em um acidente em Santos no último dia 13. Dilma afirmou, entretanto, que “candidato a qualquer cargo eletivo” está sujeito a ser perguntado “sobre qualquer questão”.
“Não estou acompanhando isso, porque isso não é objeto do meu mais profundo interesse”, disse Dilma. “Acredito que nós que somos candidatos inexoravelmente temos de dar explicação de tudo”, completou.
A Polícia Federal estaria investigando o uso da aeronave, que não consta de prestações de contas à Justiça Eleitoral, e trabalha com o possibilidade de ela ter sido comprada por meio de caixa dois empresarial ou da sigla. A nova candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirmou que até esta terça-feira o partido dará explicações sobre o caso.
Fonte: Valor Econômico