Daniel Guerra
Comunicação CFC
No dia 4 de setembro, a capital paraense foi palco da Cúpula da Contabilidade Verde 2025, evento que reuniu autoridades, especialistas e profissionais da contabilidade para debater o papel da classe contábil frente aos desafios climáticos globais.
Com o tema “Contabilidade e clima: compromissos profissionais rumo à COP 30”, a iniciativa buscou alinhar práticas contábeis às metas de sustentabilidade e à agenda internacional de transição ecológica. O evento é uma idealização do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e realização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).
A programação contou com painéis, palestras e debates sobre finanças sustentáveis, relatórios de sustentabilidade, práticas empresariais responsáveis e a contribuição da contabilidade para a redução dos impactos ambientais. Também foram destacados os compromissos assumidos pela profissão contábil diante da realização da COP 30, que acontecerá em 2025, em Belém.
Durante a abertura do evento, o CFC foi representado pelo conselheiro Ian Blois, do Pará, que reforçou a relevância do protagonismo da classe contábil no enfrentamento da crise climática.
“Quero destacar alguns pontos que nos unem neste encontro: a contabilidade como ferramenta de mensuração dos riscos e oportunidades ligados às mudanças climáticas; o papel estratégico dos profissionais contábeis na construção de empresas mais responsáveis, transparentes e sustentáveis; e o compromisso de transformar relatórios socioambientais em instrumentos que inspirem confiança e ação. É hora de assumir o protagonismo. Se o clima nos convoca, a contabilidade responde”, apontou Ian.
Com público expressivo e a presença de representantes de diferentes setores, a Cúpula da Contabilidade Verde 2025 consolidou-se como um espaço estratégico de diálogo e construção coletiva, fortalecendo o papel da contabilidade como agente de transformação para um futuro mais sustentável.