Por Aécio Dantas
Presidente do CFC
Em 22 de setembro, celebramos o Dia do Contador. E, nesse sentido, eu pergunto: ao passarmos por esta data, sabemos os motivos para comemorar e nos orgulhar da nossa profissão? Será que temos conhecimento do alcance das nossas atividades?
Na correria do dia a dia e no cenário da alta demanda de atividades ajustada em prazos curtos, talvez, não nos demos conta da nossa relevância para o país. Por isso, nada mais justo do que aproveitar este momento para enumerar algumas de nossas qualidades mais relevantes que contribuem para o crescimento econômico do Brasil e o bem-estar da nossa sociedade.
Somos suporte e parceiros essenciais das empresas. Atuamos como consultores de negócios e como assessores das empresas brasileiras, desde os Microempreendedores Individuais até os grandes negócios. Orientamos as rotinas dos nossos clientes e, em certas situações, precisamos ir além e ser o suporte daqueles que apresentam dificuldades com situações básicas do dia a dia, como o uso das tecnologias e a migração para o universo digital.
Somos estrategistas. Criamos planejamentos estratégicos para curto, médio e longo prazo e indicamos os caminhos pelos quais as empresas devem seguir. Esse serviço foi essencial durante a pandemia da covid-19, período em que as incertezas tomaram conta do mercado. Essa característica é fundamental, também, no campo da Contabilidade Pública. Afinal, a partir da nossa visão estratégica, direcionamos à verba governamental para a promoção de serviços em benefício da população, como saúde, educação, segurança, saneamento básico, infraestrutura, entre outros. Dessa forma, colaboramos para a qualidade de vida e o bem-estar social da população.
Somos visão analítica e pensamento sistêmico. A fim de assessorarmos nossos clientes e os governos com segurança, precisamos estudar durante toda a carreira para estarmos aptos a fazer observações criteriosas dos ambientes interno e externo. A partir desses diagnósticos, inter-relacionamos os elementos selecionados e fazemos uma leitura mais precisa dos cenários nos quais as empresas e os governos estão inseridos, o que contribui para a tomada de decisão.
Somos impulsionadores de negócios. Nossas atividades vão além do operacional e, desse modo, orientamos e guiamos as empresas para um ambiente de negócios mais sustentáveis, que colabora, sobremaneira, para o seu crescimento.
Somos a energia do calendário tributário brasileiro. Sim. De fato, nós movimentamos o calendário tributário brasileiro e somos os responsáveis para que as obrigações acessórias sejam cumpridas pelos contribuintes brasileiros. A entrega de todas essas documentações passa pelas nossas mãos. Verificamos cada documento, organizamos informações e transmitimos aos órgãos competentes, nos níveis municipal, estadual e federal.
Somos versáteis. A atividade contábil está relacionada aos movimentos da economia e do mercado, que estão em constante construção e transformação. Assim, o contador está atento à constante necessidade de adaptação para acompanhar as mudanças que ocorrem no seu campo de atuação.
Somos protagonistas na economia brasileira. Precisamos absorver essa afirmação e nos orgulhar de sermos profissionais essenciais para o país. As nossas atividades são fundamentais para que uma sociedade mais justa se estabeleça, assim como para que a nossa nação possa desfrutar de desenvolvimento socioeconômico e sustentável.
Mas, quais são os nossos deveres?!
Precisamos estar comprometidos em nos capacitar durante toda a nossa carreira para, assim, entendermos bem os ambientes nos quais estamos inseridos e estarmos aptos a entregar serviços com excelência.
É primordial adotarmos as novas tecnologias e, também, incentivarmos os nossos clientes a darem esse passo. Somado a isso, devemos sempre inovar, entretanto, de modo consciente e responsável. É essencial avançarmos, porém nossas movimentações não podem ser apenas no âmbito técnico e necessitam incluir temáticas como a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade e a Agenda ESG.
Todos esses compromissos devem ser assumidos por nós, tendo como pilar a ética; valor inegociável. Fazemos a diferença. Temos que enxergar isso para, enfim, afirmamos com segurança que... Somos a transformação.
Parabéns e sucesso aos mais de 380 mil contadores do país!
AÉCIO PRADO DANTAS JÚNIOR
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade