Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

SISTEMA CFC/CRCS ALCANÇA LIDERANÇA EM RANKING DE TRANSPARÊNCIA ELABORADO PELO TCU

Data: 03/11/2023 09:30h

 

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Sistema CFC/CRCs foi reconhecido como a instituição que obteve o melhor desempenho entre as entidades de classe no ranking apresentado durante a Prestação de Contas Anual da Administração Pública, realizada na tarde desta terça-feira (31), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília/DF, com a participação de autoridades de diversos segmentos.

Promovido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), ou Escola Superior do TCU, o evento teve como objetivo orientar os gestores públicos sobre as regras para prestação de contas anuais. Além de dar o direcionamento sobre a elaboração do relatório de gestão referente ao ano de 2023, bem como sobre outros conteúdos indispensáveis à prestação de contas anuais de órgãos e entidades da administração pública.

Nesse sentido, o TCU avalia uma série de indicadores que medem a transparência e a eficácia na prestação de contas das instituições públicas e em todo o Brasil. O Sistema CFC/CRCs obteve um desempenho notável em áreas como publicação de dados financeiros, disponibilidade de informações sobre gastos, conformidade com a legislação vigente e facilidade de acesso aos dados públicos.

De acordo com o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudio Cruz, a informação, a transparência e a abertura de dados são um direito da sociedade brasileira. “Não podemos achar que os dados são nossos, somos apenas custodiantes dessa informação. Ela pertence ao cidadão brasileiro”, pontuou o especialista.

Segundo o ranking de transparência em dados abertos do TCU, apresentado por Cláudio Cruz durante o evento, o CFC é a instituição entre os conselhos de classe profissional que obteve o melhor desempenho em 2023, atingindo a marca de 99% nesse quesito.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, comemorou o resultado e afirmou que os dados abertos precisam ser acessíveis a todos de maneira fácil e rápida. "Esses dados são a chave para uma governança mais sólida e democrática. Eles devem ser disponibilizados com transparência, sem restrições ou qualquer mecanismos de controle. Isso aproxima o cidadão da gestão pública e fortalece a confiança da sociedade nas instituições", disse.

O resultado demonstra o empenho do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o comprometimento do Sistema CFC/CRCs com a transparência, o compliance e a prestação de contas. Além disso, essa conquista serve como um incentivo para outras organizações, tanto do setor público quanto do privado, a seguirem o exemplo e buscarem a excelência em governança corporativa e transparência pública.

Para a diretora executiva do CFC, Elys Tevania, “a liderança no ranking de transparência do TCU é mais do que uma conquista para o Sistema CFC/CRCs; é um exemplo para todo o país de que, por meio do compromisso com a ética e a prestação de contas, é possível construir um ambiente institucional mais confiável e transparente”.

O evento foi transmitido ao vivo no canal oficial do TCU, no YouTube. Para assisti-lo, na íntegra, clique aqui

Notícias relacionadas

22/04/2024 15:00h

CASTANHAL RECEBE EDIÇÃO DO SUMMIT CONTÁBIL DO CRCPA

LEIA MAIS

18/04/2024 13:20h

CRCPA E SEFA ALINHAM PARCERIA ENTRE ENTIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA

LEIA MAIS

15/04/2024 09:35h

NOVA EDIÇÃO DO CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL É REALIZADA EM XINGUARA

LEIA MAIS