O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e a titular da Secretaria de Finanças do Município de Belém (Sefin) Sueli Azevedo, receberam na manhã desta segunda-feira (20) uma comissão formada pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará – CRCPA, Pedro Henrique Araújo, e dos Conselheiros Wildes Ramos, Waljucy Cardoso e dos Contadores Peri Augusto Calumby e Humberto Sena, além da ilustre presença do Professor José Luiz Fernandes.
O tema da reunião foi a desburocratização dos órgãos públicos, agilidade no processo de legalização das empresas nos serviços dos órgãos municipais como Sefin e Seurb.
Para o Presidente do CRCPA, está muito complicado prestar bons serviços com a burocracia que a classe enfrente no dia a dia. Pedro Henrique afirmou que atualmente é necessário mais de 30 dias para se regularizar uma empresa em Belém, em outros lugares como Abaetetuba, Ananindeua, Castanhal o tempo e mais exíguo. Ele também destacou que é importante fazer fluir os serviços inclusive para que o diminua a exaustão do profissional que convive diariamente nestes órgãos.
O Prefeito Zenaldo Coutinho se mostrou aberto ao diálogo e informou que vai contribuir com a solicitação da Classe Contábil. Zenaldo disse que ia marcar uma reunião com os órgãos para poder melhorar a qualidade do serviço e fazer a gestão publica funcionar. Ele também fez questão de afirmar que a prefeitura está de braços abertos para a classe contábil.
A secretária da Sefin Sueli Azevedo, também se dispôs a contribuir com as reclamações dos conselheiros do CRCPA. Ela explicou que o órgão vai se organizar para atender, dentro das limitações, os trabalhos junto ao secretariado
e viabilizar todos os procedimentos legais.
Uma reunião ficou marcada entre o CRCPA, Sefin e Seurb para a próxima sexta-feira (24) para definir os novos rumos para a celeridade dos órgãos públicos.