A Delegacia da Receita Federal em Belém informa que no estado do Pará tem 14.585 contribuintes retidos em Malha Fiscal. Sendo 9.288 em Belém, 1.930 em Santarém e 3.367 em Marabá.
O erro mais comum que leva o contribuinte para a malha fiscal é a omissão de rendimentos do declarante ou dos dependentes incluídos na declaração. Este erro é responsável pelo maior índice de retenção em Malha.
Para quem é notificado, a Receita tem divulgado aos contribuintes que acessem na internet o Extrato da DIRPF para regularizarem as pendências existentes na declaração e conhecerem suas possíveis causas. Se o contribuinte não regularizar a situação ele poderá ser intimado ou notificado e então perderá o direito a apresentar declaração retificadora.
Caso a Receita conclua que houve omissão de rendimentos na declaração ou alguma outra irregularidade o contribuinte poderá ter a situação de imposto a restituir aguardado, para restituição a menor ou mesmo o resultado passar para imposto a pagar, assim como, alguns contribuintes que declararam imposto a pagar poderão ter esse valor aumentado.
Quando o resultado é imposto a pagar, além dos juros Selic acumulado de abril/2013 até a data do pagamento, também será cobrada a multa de 75% sobre o valor do imposto suplementar lançado.