Fórum debateu papel da mulher na sociedade e na contabilidade
Profissionais e acadêmicos da área Contábil participaram nos dias 11 e 12, do VII Fórum da Mulher Contabilista do Pará, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) sob o tema “Oportunidade e necessidade na Profissão Contábil”, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa).
Na palestra de abertura, uma abordagem sobre “Liderança feminina e empoderamento da mulher da contabilidade”, ministrada pela contadora Márcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Fiscal da Associação Professional Women Networking Brasil (PWN) e vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. "Empoderar significa dar voz. Não tem uma relação de poder. Em 2010, a ONU lançou o programa "7 princípios de empoderamento das mulheres". Se no nosso cotidiano adotarmos um destes princípios já estaremos praticando esse empoderamento", disse Alcazar.
A programação também incluiu palestras com o vice-presidente de Administração do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sérgio Faraco e com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Anna Marcela Mendes, que ministrou a palestra sobre “Direitos da mulher”.
“Trouxe informações sobre os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, sobre as conquistas históricas como o direito ao voto (em 1932) e o advento da Lei Maria da Penha (em 2006), mostrando a evolução dos nossos direitos, além de falar sobre um assunto ainda pouco abordado que é a violência obstétrica, de forma a esclarecer e orientar, para que a pessoa possa reconhecer quando está sendo vítima de violência”, disse Anna Marcela.
O especialista em Gestão Tributária e Inovação Fiscal, Edgar Madruga, abordou o empreendedorismo tributário. “Temos uma legislação tributária maluca. E empreender é justamente se adaptar a um contexto e conseguir ter sucesso, mesmo em um cenário complicado”, disse o professor.
A mesa redonda "Auditoria fiscal do ICMS", contou com a participação dos fiscais da Sefa Francisco Assis Júnior e Rosilda Medeiros Borges e da representante da Comissão da Mulher Contabilista Maria Lucilene Aguiar, como mediadora. A coordenadora da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC PA, Eliana Bueres avalia que o evento alcançou seu objetivo maior que é trazer conhecimento às mulheres contabilistas a partir de debates sobre o papel da Mulher na socidade e na área contábil. "Os assuntos abordados trouxeram conhecimento ao público de forma específica, voltados à profissão, e ainda informações direcionadas às mulheres como a violência obstétrica, um tema pouco abordado", diz a coordenadora.
O evento teve o apoio da Dalmass Escola de Líderes, Faepa, Fortes Tecnologia, IPOG e Alterdata.
Mais fotos do evento:
https://www.facebook.com/pg/crc.pa.1/photos/?tab=album&album_id=1037431533056300