Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

eSocial prepara novo Manual de Orientação

Data: 09/06/2014 11:44h

As equipes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Receita Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social(INSS) e Caixa Econômica Federal se reuniram nesta sexta-feira (6), em Brasília, para elaboração da próxima versão do Manual de Orientação do eSocial – MOS versão 1.2.

 

O objetivo do novo manual é melhorar a orientação ao contribuinte que irá aderir ao módulo do esocial. Na reunião também foram debatidas formas do sistema ficar mais aderente ao ambiente operacional das empresas, sem abrir mão da aplicação correta da legislação fiscal, trabalhista e previdenciária, unificando os esforços de execução as equipes.

 

O manual vai agregar orientações procedimentais e interpretativas dos órgãos fiscalizadores e reguladores e facilitar a preparação para a fase obrigatória. Para o auditor fiscal do trabalho e coordenador do eSocial no MTE, José Alberto Maia, "espera-se que o manual atenda as necessidades dos usuários da área de recursos humanos, contábil, fiscal e de sistemas, estimulando o trabalho integrado desses profissionais e dos empresários”.

 

Fonte: Fenacon

Notícias relacionadas

01/10/2026 08:30h

CRCPA PARTICIPA DA SEMANA DO CONTADOR NA UFPA

LEIA MAIS

25/09/2026 16:10h

CRCPA CELEBRA O DIA DO CONTADOR COM PALESTRA SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA

LEIA MAIS

22/09/2026 09:00h

PARABÉNS PELO SEU DIA! 22 DE SETEMBRO

LEIA MAIS