Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

Diminuem os aplausos para Bolsa Família, diz Financial Times

Data: 16/04/2014 00:00h

Maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família – um “favorito entre os esquemas de combate à pobreza” – já não empolga tanto, na visão do jornal britânico Financial Times.

Em reportagem publicada nesta terça, o FT afirma que programas similares são encontrados hoje em 30 países.

A razão para a popularidade é simples: “programas de transferência de renda matam, aparentemente, vários problemas com uma só cajadada”.

Eles, por exemplo, superam a falta de Investimentos em saúde e educação “e oferecem um caminho para fora da pobreza”, além de “empoderar a mulher como chefe da casa”, já que é ela que recebe o benefício. E, no fim, ainda são baratos, diz o texto, em visão alinhada com a do governo brasileiro.

Mas, segundo o Financial Times, agências de desenvolvimento já esfriaram o ânimo em relação a iniciativas como o Bolsa Família, mesmo tendo sido constatado que elas reduzem a miséria.

“Estudos mostram que salário e crescimento do emprego desempenham um papel mais importante na redução da pobreza. Embora os programas façam crescer o número de matrículas, há menos evidências de que aumentem os níveis da educação (por causa da má qualidade do ensino), o que, em parte, acaba com sua principal finalidade”, afirma o jornal.

Uma década
O FT lembra que o Bolsa Família, criado a partir da união de vários cadastros existentes até então, é uma marca hoje intimamente ligada ao PT e que alcança 25% dos brasileiros.

A oposição no Brasil quer acabar com essa arma. No ano passado, o provável presidenciável e senador Aécio Neves apresentou projeto para que o Bolsa Família vire lei.

Em 2013, quando completou uma década, o programa recebeu o Prêmio máximo concedido pela Associação Internacional de Seguridade Social a cada três anos. Os gastos chegaram a R$ 24,5 bilhões no ano passado, segundo a ONG Contas Abertas, com 14,1 milhões de famílias beneficiadas.

Ontem, o Financial Times publicou ainda matéria sobre a frágil situação das milhões de pessoas que ascenderam à classe média na América Latina, com destaque ao Brasil.

Fonte: Exame 

Notícias relacionadas

18/04/2024 13:20h

CRCPA E SEFA ALINHAM PARCERIA ENTRE ENTIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA

LEIA MAIS

15/04/2024 09:35h

NOVA EDIÇÃO DO CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL É REALIZADA EM XINGUARA

LEIA MAIS

11/04/2024 10:00h

REDENÇÃO RECEBE CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL DO CRCPA

LEIA MAIS