Na quinta-feira (12), o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA) iniciou mais um ciclo de cursos e palestras para estudantes e profissionais contábeis. A primeira apresentação foi do auditor e professor universitário Nélio Augusto Dantas Elias que abordou o tema “CPC 01 – Redução de Valor Recuperável de Ativos (Impairment)”.
Dantas Elias iniciou a palestra destacando a complexidade do assunto e a necessidade de abordá-lo, posteriormente, em um curso ou oficina. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em seu Pronunciamento Técnico 01, tem o objetivo de definir procedimentos que cada entidade deve aplicar visando a assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado por uso ou venda.
Para o professor, “impairment” é uma questão “recheada de subjetivismo e o contador está acostumado a ser objetivo”. Ele ainda ressaltou a importância das empresas brasileiras priorizarem a organização e o controle e destacou o papel do profissional de contabilidade nesse processo. “O contador tem que trabalhar com competência, com profissionalismo, dar solução empresarial e para isso tem que conhecer um pouco de tudo, estar bem informado”, explicou.
E foi justamente questionando como o contador produz e formata as informações as quais possui que o consultor empresarial, Sandro Gomes, iniciou o mini-curso “Escrituração Fiscal - Digital / Escrituração Contábil Fiscal”. Gomes reforçou a ideia de que o profissional deve estar sempre buscando a atualização e estar cada vez mais alinhado a novas propostas de trabalho em termos de consultoria. Já os profissionais e estudantes de Castanhal também puderam participar de palestra informativa na sede do Sindicato do Comércio Varejista do município. Na oportunidade, o gerente comercial da Rensoftware abordou o assunto Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).
Na sexta-feira (13), foi a vez da professora e especialista em Contabilidade e Direito Tributário, Nilde Novelino, realizar o curso “Fechamento de Balanço com Ênfase no ECD”. Inicialmente, ela fez uma abordagem histórica das alterações legais sobre o assunto, destacou normas, prazos e detalhou o conteúdo em quatro horas de curso. Os eventos do CRCPA estão sendo constantes. As diversas alterações na área necessitam ser esclarecidas à classe contábil que, muitas vezes, não tem a oportunidade de fazer essa atualização de forma individual. Por isso, a educação continuada é um dos focos da nova gestão do Conselho.
Fernanda Graim
Assessora de Comunicação