Mais uma carta proposta da classe contábil foi entregue nesta terça-feira, dia 8 de setembro, desta vez ao candidato a governo do estado, Helder Barbalho – PMDB. Na ocasião o presidente do CRCPA Pedro Henrique Ribeiro Araújo destacou os anseios da classe e também frisou a importância da indicação de um contador para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Já Helder Barbalho prometeu, caso eleito, melhorar o atendimento a classe no setor público, desburocratizar o sistema e também aproveitou para elogiar a iniciativa do Conselho na busca de melhoria em prol do profissional da contabilidade. Também participaram do evento a vice-presidente de administração Fátima Vasconcelos, além de vários profissionais e funcionários do CRC. A carta proposta é uma sugestão de melhorias ao setor público visando não só o profissional da área, mas também a qualidade do serviço prestado a sociedade. Segue abaixo as cinco propostas da classe:
Unificação da área jurisdicional de junta comercial do estado do Pará –Jucepa e Secretaria da Fazenda do Estado do Pará – SEFA; a segunda diz respeito ao sub limite das micro-empresas e empresas de pequeno porte optantes do simples federal; a terceira proposta destaca a obrigatoriedade de envio de arquivos digitais; a quarta enfatiza as unidades gestoras do estado com coordenação de contabilidade e a quinta proposta afirma a necessidade de se ter a presença de um contador no cargo de auditor geral do estado.