O Conselho Regional de Contabilidade do Pará, assim como muitas outras entidades, organizações e movimentos sociais esta engajado na luta por mudanças na Reforma Tributária e Reforma Política.
Na última semana mais um passo foi dado rumo a desses objetivos, na quarta-feira (18), o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Pedro Henrique Ribeiro Araújo, esteve reunido em Brasília (DF) com Senador Aécio Neves (PSDB), para tratar da reforma tributária, tema essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Na ocasião foi apresentado, que de acordo com estudos do Banco Mundial, as empresas no país gastam 2,6 mil horas por ano para cumprir com as obrigações burocráticas impostas pelo fisco, dobro da média mundial, além disso, destacou as complexas matérias legislativas que levam a carga tributária de aproximados 40%.
Para Pedro Henrique, a classe contábil tem papel fundamental na elaboração de contribuições técnicas em favor da matéria e apresentou propostas como: Fusão de tributos como PIS, COFINS, CIDE; extinção da CSLL, incorporando-a ao imposto de renda e revisão do pacto federativo. A respeito desta última proposta o presidente destacou que é necessária uma revisão do pacto federativo para que os municípios não sejam prejudicados, a exemplo citou sua cidade natal de Abaetetuba.
Por último, o Presidente do CRCPA apresentou a proposta da coalização pela reforma política democrática e eleições limpas, formada atualmente por 103 das mais representativas entidades e movimentos sociais do país, que já coletou mais de 1.5 milhão de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que será apresentada ao Congresso Nacional.
Na oportunidade o Senador Aécio Neves, destacou a relevância do tema e a necessária coragem para tratar da questão tributária e parabenizou o Presidente do CRCPA pela iniciativa.