CRC-PA e Desenvolve celebram parceria para facilitar trabalho dos profissionais nos municípios
O Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) e a empresa Desenvolve – Tributação Municipal Sustentável celebraram, nesta sexta-feira, 23, um Acordo Cooperação Técnica, que visa a celeridade do trabalho dos profissionais da contabilidade, especialmente no âmbito dos municípios.
“Para nós do CRC esta é uma parceria de validade muito grande, pois irá possibilitar um trabalho unificado junto aos municípios, às prefeituras e com isso facilitar a vida dos profissionais da área contábil”, disse a presidente do Conselho, Maria de Fátima Vasconcelos.
O CRC-PA é uma entidade de classe criada pelo Decreto Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946, com as finalidades de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil e desenvolvimento profissional. No Pará, são 11.386 profissionais ativos.
O diretor executivo da Desenvolve, Jó Sales, ressalta que a parceria traz tecnologia para facilitar ainda mais o trabalho dos profissionais, e abre a possibilidade de fazer os ajustes do cotidiano destes profissionais, que julguem necessário, para facilitar o relacionamento do cumprimento das obrigações tributárias com as prefeituras. “Também iremos buscar minimizar a burocracia que os profissionais possam ter com os órgãos municipais”, disse Jó.
A Desenvolve é responsável pela implantação do projeto no município, é uma startup do projeto StartupLab Universitec UFPA (Universidade Federal do Pará) que visa a implantação e gestão de um modelo inovador e criativo de tributação sustentável para os municípios. Tem como objetivo o desenvolvimento e implantação de soluções de gestão, legislação, processos e inovações tecnológicas focadas no resultado e na eficiência da administração dos tributos municipais, visando modernizar a administração tributária municipal, combater a concorrência desleal, a sonegação fiscal, diminuir a inadimplência, aumentar a arrecadação sem aumentar a carga tributária, dentre outros.