CRC-PA comemora 71 anos de criação
Criado por meio do Decreto Lei nº 9.295 de 27 de maio de 1946, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) comemora, no próximo sábado, 71 anos de existência como entidade de classe subordinada ao Conselho Federal de Contabilidade, com as finalidades de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil e desenvolvimento profissional.
No Pará, são 11.386 profissionais ativos, sendo que em junho está prevista uma cerimônia de entrega de carteira a 80 novos contadores.
O Conselho possui Delegacias em 11 municípios: Castanhal, Altamira, Santarém, Tucuruí, Redenção, Parauapebas, Capanema, Paragominas, Marabá, Abaetetuba, e Itaituba, por onde também se estendem programações de capacitação ao profissional e acadêmico da área e ainda o trabalho de fiscalização. No ano passado, o Conselho efetuou 550 ações de fiscalização em 47 municípios, incluindo a capital.
Na busca pela valorização do profissional, o Conselho tem um trabalho de capacitação, através de sua Câmara de Desenvolvimento Profissional, e em 2016 foram realizados 76 eventos - palestras, fóruns, cursos e conferências - nos quais foram capacitadas 4.743 pessoas entre profissionais e estudantes.
Em setembro, o Conselho realizará a sétima Convenção de Contabilidade do Estado do Pará com o tema “Contabilidade passada a limpo”. Uma oportunidade para a classe debater um assunto de fundamental importância para o país: o combate à corrupção.