A SEFA (Secretaria do Estado da Fazenda do Pará) entrou em contato com o CRCPA para divulgar um comunicado aos contadores.
Sefa orienta contribuintes sobre emissão de notas fiscais eletrônicas Sistema opera em nuvem e pode ficar instável
A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) informa que os contribuintes devem revisar as configurações em seu ambiente de emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe). Em função das medidas de emergência tomadas pela Secretaria Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS) por causa das fortes chuvas que levaram a instabilidade no sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas, foram tomadas medidas de controle para manutenção das emissões.
Um total de 16 estados emitem DFe na SVRS. A Secretaria Virtual informou hoje (07/05) que depois da interrupção da operação de um dos Datacenters da Sefaz RS houve a transferência da operação de alguns serviços para o ambiente tecnológico de nuvem.
Todos os serviços de autorização de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) realizados pela SVRS e Sefaz RS estão operando. Caso a empresa seja do Pará, que autoriza a emissão de documentos fiscais eletrônicos na Sefaz RS, e não esteja conseguindo utilizar, a recomendação é verificar se não possui configuração em seu ambiente que limite a comunicação de internet aos endereços IP dos Datacenters (regra em firewall que restrinja a comunicação para determinados IP, por exemplo), o que impede os sistemas da empresa de se comunicarem com o ambiente de nuvem, esclareceu a SVRS.
As comunicações, configurações e regras devem apontar para os endereços URL dos serviços (e não para os endereços IP). O endereço (URL) permanece inalterado e deve ser do domínio svrs.rs.gov.br.
No canal do WhatsApp a seguir é possível acompanhar atualizações da Receita Estadual RS. Compartilhe com os interessados.
https://whatsapp.com/channel/0029VaKn17s3GJOzG5IDOx1S
Para dúvidas acionar o call center Sefa, pelo telefone 0800.725.5533
ASCOM - SEFA
Ailton Ramos - Presidente do CRCPA