Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

CFC DIVULGA NOVO MANUAL DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA

Data: 16/05/2024 10:00h

 

Por Christiano França
Comunicação CFC

O Manual de Fiscalização tem sido um pilar essencial ao longo dos anos, ao garantir o cumprimento das responsabilidades tanto dos profissionais quanto das organizações contábeis, e desempenhar papel fundamental na promoção da ética, qualidade, conformidade legal e credibilidade da classe contábil.

Com a   evolução ocorrida nos últimos anos, o Manual se adaptou à realidade dos profissionais, tornando-se mais acessível, moderno e claro em suas especificações de conteúdo. Esse esforço contínuo visa promover a ética e qualidade na prestação de serviços, bem como a atuação transparente na proteção do interesse público.
 

Segundo o presidente do CFC, Aécio Dantas, o manual possui “diretrizes claras, normas atualizadas e melhores práticas para a fiscalização, um guia valioso para os profissionais e as entidades envolvidos na aplicação desses processos”.

A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Campos, disse que o manual, nesta versão, “facilita a compreensão, com uma linguagem acessível para toda a sociedade, e não apenas para os profissionais”. Para ela, o Manual constitui um instrumento auxiliar para pleno exercício profissional.

O novo manual conta com três capítulos, que abordam assuntos relacionados ao planejamento estratégico do Sistema CFC/CRCs, à fiscalização do exercício profissional e ao sistema organizacional do setor de fiscalização, que emergem como ferramenta essencial para os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade.

O documento representa um marco significativo na capacidade dos órgãos de contabilidade de responderem efetivamente aos desafios do cenário contábil, em constante evolução.

Ao destacar a importância deste manual, o Sistema CFC/CRCs reforça não apenas a necessidade de atualização e adaptação contínuas, mas também a valorização do profundo compromisso dessas instituições com a excelência e a integridade no exercício da profissão contábil.

Acesso ao novo Manual de Fiscalização do Sistema.

 

Notícias relacionadas

12/06/2024 09:30h

SUMMIT CONTÁBIL FOI UM SUCESSO EM ABAETETUBA-PA

LEIA MAIS

05/06/2024 10:00h

ENTIDADES DA CLASSE CONTÁBIL PARAENSE PROTOCOLAM OFÍCIO NA SEFIN

LEIA MAIS

04/06/2024 08:30h

CRCPA E SEFIN DIALOGAM PARA MELHORAR O ATENDIMENTO AOS CONTADORES E CONTRIBUINTES EM BELÉM

LEIA MAIS