Nos dias 22 a 24 de novembro, no Hotel Sagres, Belém sediou a 3ª Conferência Paraense de Contabilidade, reunindo centenas de estudantes e profissionais da área contábil do estado do Pará. O evento, que teve como tema “Conectar, Inovar e Praticar com Transferência”, também foi realizado em Santarém e Marabá, batendo um público recorde comparado aos anos anteriores. O objetivo do evento, que é promovido de dois em dois anos, é valorizar e qualificar, através da educação continuada, os profissionais de todo o estado.
Na abertura da programação, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará, conselheira Ticiane Santos, destacou a importância da iniciativa para a classe contábil do estado. “Nós acreditamos que, quanto mais o profissional da Contabilidade estiver qualificado, melhor será a sua atuação na prestação de serviços e proteção da sociedade”, afirmou.
Durante os três dias, os participantes puderam contar com palestras de nível nacional, fóruns, encontros, oficinas e treinamentos dos mais variados temas.
A estudante do primeiro semestre de Ciências Contábeis, Delma Santos, afirmou ser uma oportunidade única para agregar conhecimento e somar experiências. “Momentos como esse nos dar a oportunidade ampliar o nosso olhar na área que a gente escolheu exercer, ainda mais quando aprendemos outros e assistimos palestras de profissionais de outros estados”, disse.
Ampliação
Sobre a abordagem de outros temas, a presidente do Conselho destacou a preocupação da entidade para aumentar o conhecimento dos profissionais que atuam na área e também atrair pessoas de outros cursos. Além dos assuntos mais abordados da área como planejamento tributário, auditoria, perícia, cooperativa, ampliação de projetos de pesquisas e outros, o CRC/PA abordou ainda temas como empreendedorismo, governança, direitos trabalhistas, de mulheres e de jovens, meio ambiente e terceiro setor. “É importante buscar esse dinamismo dentro da profissão que a cada momento está se transformando junto com as novas tecnologias”, disse Ticiane.
Um dos destaques do evento foi o “Fórum da Mulher Contabilista”, que abordou sobre assédio sexual e moral nas relações de trabalho, orientando as profissionais sobre direitos e providências que podem tomadas nesses casos. A Conferência terminou com a entrega de carteira para os novos profissionais área.
Fonte: diarioonline.com.br