v. 5 n. 1 (2020): Revista Paraense de Contabilidade

Revista Paraense de Contabilidade, Volume 5, número 1, período janeiro a dezembro do ano de 2020.

Editorial

Paz e bem a todos os nossos leitores! Felizes por uma nova publicação, cabe-nos informar que, a partir da edição deste ano de 2020, a Revista Paraense de Contabilidade entrou em fluxo contínuo de recepção de artigos, avaliação e publicação, gerando assim uma edição única anual, compilada neste volume.

Assim, o Volume 5 do ano de 2020 traz oito artigos de diferentes áreas e assuntos da contabilidade, como se apresentam brevemente na sequência, com ênfase em leituras que discutem os efeitos da crise pandêmica que assolou o País em 2020.

O primeiro artigo desta Edição, de autoria de Paulo Vitor Souza de Souza e Luciana da Silva Moraes Sardeiro, objetivou diagnosticar a percepção dos estudantes em relação ao aprendizado com uso do Peer Instruction como método ativo no ensino da disciplina de Auditoria em uma IES privada, em uma pesquisa na área de educação contábil.

O segundo artigo desta Edição, de autoria de Magna da Silva Vilanova Castro, Victória Kércia Mendes da Silva, Henrique César Melo Ribeiro, Antônia Amanda Alves Pereira, Carla Ferreira, Fábio Andrade e Cemyra Nascimento, se propôs em investigar o perfil da produção científica das publicações do tema fraude contábil divulgadas nos periódicos da base SPELL.

O terceiro artigo desta Edição, de autoria de Letícia da Graça Brasil, Mariane Silva da Costa, Anderson Roberto Pires e Silva e Luiz Paulo Farias Guedes, teve como objetivo observar o sistema de cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua capacidade econômica durante a pandemia de Covid-19, buscando conhecer sua estabilidade mesmo em momentos de fragilidade econômica.

O quarto artigo desta edição, de autoria de Aleff dos Santos Santana, Amanda Brenda Rodrigues de Souza, Leticia Sarmento Soares, objetivou analisar as respostas da administração de uma instituição de ensino federal quanto ao enfrentamento da crise financeira da pandemia da Covid-19.

O quinto artigo, de autoria de Aretha Cândida Costa Corrêa, Roberta Nascimento Corrêa, Antônio Carlos Sales Ferreira Júnior e Ailton Ramos Corrêa Júnior, se propôs a verificar como a controladoria pode auxiliar na redução de erros no processo decisório para garantia de uma maior segurança na tomada de decisão.

O sexto artigo desta edição, de autoria de Deiziane dos Santos Pinheiro e Evaldo José da Silva, teve como objetivo identificar se a destinação dada aos recursos recebidos da União, pelos municípios do Estado do Pará, para o combate à COVID-19, está alinhada ao que determina a Lei nº 13.979/2020.

O sétimo artigo, de autoria de Rafaela Lopes da Silva e Raniela Ricarte Feitas Sampaio, tem como principal objetivo analisar os impactos tecnológicos e avanços na área contábil.

Por fim, o último artigo publicado nesta edição, de autoria de Douglas Silva Dorighetto, Josivan Monteiro Brito, Josue de Lima Carvalho e Ticiane Lima dos Santos teve como objetivo analisar quais os impactos da implementação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-E), aderida em março de 2021 pelo município de Tomé-Açu no Pará.

Desta forma, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará disponibiliza para a comunidade mais oito pesquisas de qualidade, que retratam a realidade da ciência contábil, incentivando a leitura e o interesse pela pesquisa contábil.

Boa leitura!

Profa. Dra. Márcia Athayde Moreira

Editora-Chefe da Revista Paraense de Contabilidade

Publicado: 2022-09-13

Artigos