Edições anteriores

  • Edição Especial: A pesquisa em Contabilidade na Ilha: retratos da realidade marajoara
    v. 8 n. 2 (2023)

    Prezados leitores, é com grande satisfação que apresentamos a primeira edição especial da Revista Paraense de Contabilidade - RPC, dedicada à pesquisa em Contabilidade na Ilha do Marajó – Pará. Esta edição intitulada “A pesquisa em Contabilidade na Ilha: retratos da realidade marajoara” é resultado de esforços dedicados a explorar e compreender os desafios e as oportunidades enfrentadas pelos profissionais de contabilidade na Ilha de Marajó.

  • Fluxo Contínuo: Revista Paraense de Contabilidade - RPC
    v. 8 n. 1 (2023)

    Paz e bem a todos os usuários da Revista Paraense de Contabilidade!

    Agora no ano de 2023 iniciamos a publicação de artigos em fluxo contínuo, dessa forma daremos mais agilidade e fluidez no processo de publicação, que se inicia com a submissão, seguida de avaliação, correção de erros materiais de gramática e normas, editoração, e, por fim, publicação em nossa página da RPC.

    Comemoramos a atualização temporal da Revista e com isso iniciamos indexações em novas bases, a fim de dar maior publicidade às pesquisas e trilhar o caminho de melhoria da classificação Qualis.

    É assim, cheios de gratidão por tudo que estamos construindo junto ao CRCPA e à RPC que desejamos ótima leitura a todos.

    Atenciosamente,

    Prof. Dra. Márcia Athayde

    Editora-Chefe

     

  • Revista Paraense de Contabilidade - RPC
    v. 7 n. 1 (2022)

    Paz e bem a todos os leitores da Revista Paraense de Contabilidade! É com muita satisfação que lançamos mais uma edição, repleta de assuntos interessantes e instigantes, enviados por autores de todo o Brasil.

    O primeiro artigo desta Edição, de autoria de Ernane Rocha da Luz, Josaias Santana dos Santos, João Eudes de Souza Calado e Jéssica Ramos Gomes objetivou analisar a evidenciação do ativo ambiental dos estados brasileiros a partir das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e do art. 94 da Lei 4.320/64, que estabelece a obrigatoriedade do registro analítico de todos os bens permanentes. Os autores avaliaram os índices de transparência através do método de Biderman e Puttomatti e constataram que o estado de Tocantins apresentou o melhor índice de transparência na evidenciação dos ativos ambientais, mas que em todos os estados analisados há volatilidade nas informações e uma deficiência na evidenciação dos ativos ambientais, com a maioria dos estados tendo os ativos do imobilizado como os itens mais demonstrados e a depreciação segregada por item sendo pouco evidenciada.

    O segundo artigo desta Edição, dos autores Francisco Batista Sobrinho Neto, Annandy Raquel Pereira da Silva, Geison Calyo Varela de Melo e Kallianna Karina Medeiros de Azevedo Navarro aborda a importância das micro e pequenas empresas no Brasil e objetivou analisar a percepção de micro e pequenos empresários do Rio Grande do Norte quanto aos instrumentos da contabilidade gerencial. A pesquisa descritiva, quantitativa e por meio de um levantamento foi realizada com 20 empresários. Os resultados mostram que metade das empresas fazem uso da análise da relação do custo/volume/lucro e ponto de equilíbrio, a grande maioria utiliza da contabilidade e/ou contador.

    O terceiro artigo desta Edição, de autoria de Samuel de Oliveira Durso e Luana Karoline Soares Santos Sousa aborda as especificidades da atuação docente na área de Contabilidade e tem como objetivo levantar os saberes docentes considerados importantes para a atuação dos professores na área. Os autores realizaram uma revisão sistemática da literatura. Os resultados indicam que os primeiros estudos sobre a temática datam de 2002 e já apontavam para a baixa formação didático-pedagógica dos docentes atuantes em cursos de Ciências Contábeis.

    O quarto artigo desta Edição, dos autores Tito Lívio de Souza Moura, Alexsandro Gonçalves da Silva Prado e Maria Auxiliadora de Oliveira Morais aborda a importância da governança corporativa para mitigar conflitos de agência nas empresas e aumentar o seu valor de mercado. O estudo objetivou analisar o impacto da inserção no Novo Mercado de Governança Corporativa da B3 na rentabilidade das empresas do setor de construção civil. Para isso, foram observados os índices de rentabilidade, como retorno do ativo (ROA), retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e retorno sobre o investimento (ROI). Os resultados indicam que após a adesão, as empresas apresentam maiores índices de retorno.

    O quinto artigo desta Edição, de autoria de Diego Lima da Silva e Rodolfo Rocha dos Santos analisou a influência dos vieses cognitivos na tomada de decisão de alunos de graduação em ciências contábeis, administração e economia de instituições de ensino superior públicas e privadas. A amostra utilizada foi composta por 140 respondentes que responderam a dois questionários que verificaram a ocorrência dos vieses cognitivos do efeito certeza e reflexo, efeito framing, custos afundados e contabilidade mental. Os resultados mostraram que a maioria dos indivíduos apresentou aversão ao risco nas situações que envolvem ganho e propensão ao risco nas situações de perdas.

    O sexto artigo desta Edição, dos autores Antônio Renato Bezerra Noronha, Josué Moraes Pereira Junior e Diana Cruz Rodrigues analisa as contribuições e limites do crédito como ferramenta na política monetária do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) para o fortalecimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas. A pesquisa é qualitativa e descritiva, utilizando um questionário semiestruturado. Os resultados sugerem que a política pública PRONAMPE é capaz de garantir a perpetuidade e desenvolvimento das empresas que obtêm acesso ao crédito, graças aos benefícios e burocracias relacionados ao crédito disponibilizado pela política monetária pesquisada.

    O sétimo artigo desta Edição, de Maria Elza da Silveira Barros Galliza de Lima e Beatriz da Silva Pereira analisa a evolução do nível de atendimento às normas contábeis nos 184 municípios de Pernambuco a partir de três levantamentos bienais elaborados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, utilizando o índice denominado ICCPE. Os resultados mostram uma crescente melhoria nas notas de convergência nos três levantamentos, com redução de 71% para os municípios enquadrados nos níveis Crítico ou Insuficiente e crescimento de mais de 22% dos municípios enquadrados no nível aceitável.

    O oitavo artigo desta Edição, de autoria de Alexsandro Toaldo, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, José Carlos Tiomatsu Oyadomari e Marcos Reinaldo Severino Peters investigou as mudanças ocorridas nos pronunciamentos do US-GAAP relacionados a combinações de negócios e imposto de renda diferido ao longo do tempo. O estudo de caso foi conduzido por meio da observação direta da equipe de controladoria local envolvida no processo de combinação de negócios. Os resultados nos casos de (a) combinação de negócios e (b) imposto de renda diferido, conclui-se, respectivamente: (a) para US-GAAP é utilizado o método de aquisição contábil e (b) demonstra que tanto SFAS 109 quanto ASC 740, continua a orientar, de forma genérica e inadequada, o procedimento de reconhecimento contábil relativo ao imposto de renda diferido em caso específico de combinação de negócios.

    O nono artigo desta Edição, de Isabela de Araújo Bernardo dos Santos, Chiara Raiol Paula e Anailson Marcio Gomes analisou a qualidade da informação contábil durante a pandemia da COVID-19, com foco no nível de hierarquia da mensuração a valor justo, das empresas do setor aéreo entre 2019 e 2020. Os resultados indicaram que, surpreendentemente, não houve aumento da mensuração a valor justo no nível 3 da hierarquia durante a pandemia da COVID-19.

    O décimo e último artigo desta Edição, dos autores Alan de Jesus Marinho Carvalho, Dinaldo do Nascimento Araújo, Tiago Magela Miranda de Araújo e Wesley de Souza Crisóstomo aborda a importância da gestão de estoques para empresas comerciais varejistas, e busca responder se um indicador de rotatividade de estoque pode ajudar a melhorar a gestão de estoque de um supermercado varejista. A pesquisa foi baseada em ferramentas utilizadas pela administração de materiais, como a classificação ABC, ciclo PDCA e a metodologia 5S. Após dois meses de implementação das sugestões da pesquisa e com base no indicador de rotatividade, foi possível obter uma nova curva ABC e melhorias na gestão do estoque, como a planilha de cronograma de pedidos, organização e limpeza.

    Dessa forma, desejamos mais uma vez excelente leitura a todos. E que Deus esteja sempre conosco.

    Atenciosamente,

    Prof. Dra. Márcia Athayde

    Universidade Federal do Pará

    Editora-chefe da Revista Paraense de Contabilidade

  • Revista Paraense de Contabilidade
    v. 6 n. 1 (2021)

    Editorial

    Paz e bem a todos os nossos leitores!

    Inicialmente, precisamos agradecer a todos os colegas, estudantes de contabilidade, profissionais, professores e pesquisadoras que doaram recursos financeiros para a reestruturação e atualização da plataforma OJS desta Revista. Em ordem alfabética, gostaríamos de agradecer nominalmente àqueles que nos ajudaram: Anderson Roberto Pires e Silva; André Luís Silva; André Luiz Rabelo Lima; Antônio Carlos Sales Ferreira Junior; Claudio Roberto Ferreira dos Reis; Elizabeth Alline de Sousa; Eugenio Gustavo G. Hamoy; Evaldo Jose da Silva; Ian Blois Pinheiro; Ivanete Nazaré Santa Rosa Campos; Izauli Socorro Almeida de Mendonca; Jorge Hallan Santos da Paixão; Kamyla Silva Veloso; Katya Regina M Batista; Leonel Santos Medeiros Rabello Mendes; Manoel Adenilson dos Santos Cardoso; Marilene Vasconcelos Costa; Marcelene Dias Paz Veloso; Mauro Athayde Campos Nascimento; Nelson Gustavo Rufino Rocha; Neusa Martins; Nilzete Jesus Freitas de Souza; Paulo Sérgio Carvalho de Souza; Raimunda Maria Luz Silva; Raquel Cordeiro Lima; Reiko Muto; Renata Elizondo Souza; Taynara Santos Nascimento; Ticiane Lima dos Santos. A todos que puderam colaborar: NOSSO MUITO OBRIGADO!

    Assim, mantendo a tradição de apresentar uma diversidade de temas contábeis em cada edição, o Volume 6 do ano de 2021 traz seis artigos de diferentes áreas e assuntos da contabilidade, como se apresenta brevemente na sequência.

    O primeiro artigo desta Edição, de autoria de Gabriel Martins Ferreira Dias e José Luiz Nunes Fernandes, objetivou identificar como os preceitos espirituais favorecem a eficácia dos artefatos gerenciais de avaliação de desempenho, em uma pesquisa na área da contabilidade de gestão.

    O segundo artigo desta Edição, de autoria de Edielson Pereira Paixão, Gabriel Moraes de Outeiro e Miraci Matos do Carmo, se propôs em analisar os efeitos do retorno da tributação sobre dividendos proposto pelo PL nº 2.337/21 nas empresas optantes pelo lucro real.

    O terceiro artigo desta Edição, de autoria de Ronny Luís Sousa Oliveira e Carlos Benassuly Maués Filho, teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica anais do Congresso ENANPAD do período de 2015 a 2019, a fim de identificar quais os principais temas foram discutidos sobre Gestão Socioambiental, um tema transversal de interesse direto da ciência contábil.

    O quarto artigo desta edição, de autoria de Marcos Igor da Costa Santos e Rayane Farias dos Santos, objetivou discutir o impacto da contabilização dos Heritage Assets para a boa governança pública, em uma discussão da aplicação da contabilidade pública para a melhora da governança.

    O quinto artigo, de autoria de Lais Ranne Ribeiro da Costa Souza, Eliane Sampaio, Elaine Aparecida Teixeira, e Ingrid Paula Souza, objetivou analisar os principais gastos públicos que são direcionados à educação no município de Rondon do Pará – PA, em uma nova discussão da aplicação da contabilidade pública para a melhora da qualidade do ensino.

    O sexto e último artigo desta edição, de autoria de Wilton Rafael de Souza Silva, Ticiane Lima dos Santos e Josué de Lima Carvalho teve como objetivo analisar o grau de sustentabilidade de uma importante cooperativa situada no município de Tomé-Açu, por meio da aplicação parcial do modelo SICOGEA (Sistema Contábil Gerencial Ambiental).

    Desta forma, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará disponibiliza para a comunidade mais seis pesquisas de qualidade, que retratam a realidade da ciência contábil, incentivando a leitura e o interesse pela pesquisa, com ênfase na realidade paraense.

    Boa leitura!

    Profa. Dra. Márcia Athayde Moreira

    Editora-Chefe da Revista Paraense de Contabilidade

  • Revista Paraense de Contabilidade, Volume 5, número 1, período janeiro a dezembro do ano de 2020. Revista Paraense de Contabilidade
    v. 5 n. 1 (2020)

    Editorial

    Paz e bem a todos os nossos leitores! Felizes por uma nova publicação, cabe-nos informar que, a partir da edição deste ano de 2020, a Revista Paraense de Contabilidade entrou em fluxo contínuo de recepção de artigos, avaliação e publicação, gerando assim uma edição única anual, compilada neste volume.

    Assim, o Volume 5 do ano de 2020 traz oito artigos de diferentes áreas e assuntos da contabilidade, como se apresentam brevemente na sequência, com ênfase em leituras que discutem os efeitos da crise pandêmica que assolou o País em 2020.

    O primeiro artigo desta Edição, de autoria de Paulo Vitor Souza de Souza e Luciana da Silva Moraes Sardeiro, objetivou diagnosticar a percepção dos estudantes em relação ao aprendizado com uso do Peer Instruction como método ativo no ensino da disciplina de Auditoria em uma IES privada, em uma pesquisa na área de educação contábil.

    O segundo artigo desta Edição, de autoria de Magna da Silva Vilanova Castro, Victória Kércia Mendes da Silva, Henrique César Melo Ribeiro, Antônia Amanda Alves Pereira, Carla Ferreira, Fábio Andrade e Cemyra Nascimento, se propôs em investigar o perfil da produção científica das publicações do tema fraude contábil divulgadas nos periódicos da base SPELL.

    O terceiro artigo desta Edição, de autoria de Letícia da Graça Brasil, Mariane Silva da Costa, Anderson Roberto Pires e Silva e Luiz Paulo Farias Guedes, teve como objetivo observar o sistema de cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua capacidade econômica durante a pandemia de Covid-19, buscando conhecer sua estabilidade mesmo em momentos de fragilidade econômica.

    O quarto artigo desta edição, de autoria de Aleff dos Santos Santana, Amanda Brenda Rodrigues de Souza, Leticia Sarmento Soares, objetivou analisar as respostas da administração de uma instituição de ensino federal quanto ao enfrentamento da crise financeira da pandemia da Covid-19.

    O quinto artigo, de autoria de Aretha Cândida Costa Corrêa, Roberta Nascimento Corrêa, Antônio Carlos Sales Ferreira Júnior e Ailton Ramos Corrêa Júnior, se propôs a verificar como a controladoria pode auxiliar na redução de erros no processo decisório para garantia de uma maior segurança na tomada de decisão.

    O sexto artigo desta edição, de autoria de Deiziane dos Santos Pinheiro e Evaldo José da Silva, teve como objetivo identificar se a destinação dada aos recursos recebidos da União, pelos municípios do Estado do Pará, para o combate à COVID-19, está alinhada ao que determina a Lei nº 13.979/2020.

    O sétimo artigo, de autoria de Rafaela Lopes da Silva e Raniela Ricarte Feitas Sampaio, tem como principal objetivo analisar os impactos tecnológicos e avanços na área contábil.

    Por fim, o último artigo publicado nesta edição, de autoria de Douglas Silva Dorighetto, Josivan Monteiro Brito, Josue de Lima Carvalho e Ticiane Lima dos Santos teve como objetivo analisar quais os impactos da implementação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-E), aderida em março de 2021 pelo município de Tomé-Açu no Pará.

    Desta forma, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará disponibiliza para a comunidade mais oito pesquisas de qualidade, que retratam a realidade da ciência contábil, incentivando a leitura e o interesse pela pesquisa contábil.

    Boa leitura!

    Profa. Dra. Márcia Athayde Moreira

    Editora-Chefe da Revista Paraense de Contabilidade