O USO DA PEER INSTRUCTION NO ENSINO ATIVO DA CONTABILIDADE

  • Luciana da Silva Moraes Sardeiro Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Paulo Vitor Souza de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Peer Instruction. Ensino Ativo. Educação Contábil.

Resumo

A educação contemporânea demanda o desenvolvimento, discussão e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem condizentes com o ambiente tecnológico e informacional vivenciado. Assim, este estudo objetiva diagnosticar a percepção dos estudantes em relação ao aprendizado com uso do Peer Instruction como método de ensino ativo na disciplina de Auditoria Contábil. O desenho metodológico recorreu à abordagem fenomenológica do tipo qualitativa e exploratória. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior com amostra constituída de 34 estudantes voluntários. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, o aprendizado foi facilitado com o uso da metodologia Peer Instruction, especialmente por possibilitar a interação entre os alunos e um ambiente desafiador.

Biografia do Autor

Luciana da Silva Moraes Sardeiro, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professora Assistente na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus Capanema

Doutoranda em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB)

Paulo Vitor Souza de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Publicado
2022-09-13
Como Citar
Sardeiro, L. da S. M., & de Souza, P. V. S. (2022). O USO DA PEER INSTRUCTION NO ENSINO ATIVO DA CONTABILIDADE. Revista Paraense De Contabilidade, 5(1), 04-19. https://doi.org/10.36562/rpa.v5i1.57