Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Paraense de Contabilidade é uma publicação anual do Conselho Regional de Contabilidade do Pará e tem como objetivo incentivar e divulgar a produção científica na área das Ciências Contábeis, produzidas por pesquisadores, alunos, professores e demais profissionais do estado do Pará, mas também de todo o Brasil, promovendo assim a disseminação do conhecimento produzido regionalmente, ambientados no Estado do Pará e na Região Amazônica, assim como pesquisas que retratem e discutam outras realidades de nosso País.

OBJETIVO DA REVISTA

Contribuir para melhorar a qualidade da divulgação da produção cientifica em contabilidade no estado do Pará e no Brasil, ampliando as oportunidades de divulgação de resultados de pesquisas que retratem a realidade brasileira, com ênfase na realidade amazônica e paraense.

COBERTURA TEMÁTICA

As pesquisas publicadas deverão abordar assuntos dentro das seguintes áreas: Contabilidade Financeira e Teoria da Contabilidade; Finanças, Gestão de Riscos e Mercado de Capitais; Auditoria e Perícia; Contabilidade Governamental; Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor; Ensino e Pesquisa em Contabilidade; Contabilidade para Pequenas Empresas; e, temas emergentes e correlatos em contabilidade a áreas afins.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo é constituído de estudantes, professores, pesquisadores, profissionais tanto da área contábil e de áreas afins, que se interessem por temas que transversalizem a contabilidade.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os textos recebidos são avaliados inicialmente pelo corpo editorial, e na sequência por um corpo de avaliadores ad hoc no sistema double blind review. Os trabalhos serão analisados quanto aos objetivos e importância social, profundidade, adequação metodológica, clareza das ideias apresentadas e aderência às áreas temáticas da revista.

PERIODICIDADE

A Revista Paraense de Contabilidade, a partir do ano de 2023 adota a periodicidade de publicação anual em fluxo contínuo de publicação de artigos aprovados dentro do ano. Em cada volume anual serão publicados no mínimo 10 artigos.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A revista oferece acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.