OS REFLEXOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA PARAENSE

  • Douglas Silva Dorighetto Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Josivan Monteiro Brito Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Josue de Lima Carvalho Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA / Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Ticiane Lima dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Palavras-chave: ISSQN. NFS-E. TOMÉ-AÇU.

Resumo

O Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) é um tributo de encargo municpal responsável por uma parte considerável das receitas tributárias de muitos municípios brasileiros. No tocante ao município de Tomé-Açu/PA, a arrecadação deste imposto representa em média 50% da receita própria. Diante disto, realizou-se um estudo de caso no departamento responsável pela a arrecadação municipal, com o objetivo de analisar quais os impactos da implementação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-E), aderida em março de 2021 pelo município. Sendo esta pesquisa de natureza aplicada, descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, uutilizou-se para a coleta de dados pesquisa bibliográfica, por meio da qual se constitui o referencial teórico-metodológico; pesquisa documental, pela qual foi possível montar os gráficos de arrecadação; e pesquisa survey, utilizada para averiguar a percepção dos servidores e contribuintes por meio de questionários. Os resultados alcançados apontam que a mudança do modelo de arrecadação do ISSQN foi positiva em relação ao aumento do percentual de arrecadação, o que também se comprova por meio da opinião positiva dos servidores e contribuintes.

Biografia do Autor

Douglas Silva Dorighetto, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Contador, Chefe de tributos.

Josivan Monteiro Brito, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Contador formado pela UFRA campus Tomé-Açu

Ticiane Lima dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).Possui DOUTORADO em Administração (UNAMA) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA) ). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional, autora de artigos e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar da Amazônia (GEMAM)

Publicado
2022-09-13
Como Citar
Dorighetto, D. S., Brito, J. M., Carvalho, J. de L., & dos Santos, T. L. (2022). OS REFLEXOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Paraense De Contabilidade - RPC , 5(1), 109-134. https://doi.org/10.36562/rpa.v5i1.62