v. 6 n. 1 (2021): Revista Paraense de Contabilidade

Editorial

Paz e bem a todos os nossos leitores!

Inicialmente, precisamos agradecer a todos os colegas, estudantes de contabilidade, profissionais, professores e pesquisadoras que doaram recursos financeiros para a reestruturação e atualização da plataforma OJS desta Revista. Em ordem alfabética, gostaríamos de agradecer nominalmente àqueles que nos ajudaram: Anderson Roberto Pires e Silva; André Luís Silva; André Luiz Rabelo Lima; Antônio Carlos Sales Ferreira Junior; Claudio Roberto Ferreira dos Reis; Elizabeth Alline de Sousa; Eugenio Gustavo G. Hamoy; Evaldo Jose da Silva; Ian Blois Pinheiro; Ivanete Nazaré Santa Rosa Campos; Izauli Socorro Almeida de Mendonca; Jorge Hallan Santos da Paixão; Kamyla Silva Veloso; Katya Regina M Batista; Leonel Santos Medeiros Rabello Mendes; Manoel Adenilson dos Santos Cardoso; Marilene Vasconcelos Costa; Marcelene Dias Paz Veloso; Mauro Athayde Campos Nascimento; Nelson Gustavo Rufino Rocha; Neusa Martins; Nilzete Jesus Freitas de Souza; Paulo Sérgio Carvalho de Souza; Raimunda Maria Luz Silva; Raquel Cordeiro Lima; Reiko Muto; Renata Elizondo Souza; Taynara Santos Nascimento; Ticiane Lima dos Santos. A todos que puderam colaborar: NOSSO MUITO OBRIGADO!

Assim, mantendo a tradição de apresentar uma diversidade de temas contábeis em cada edição, o Volume 6 do ano de 2021 traz seis artigos de diferentes áreas e assuntos da contabilidade, como se apresenta brevemente na sequência.

O primeiro artigo desta Edição, de autoria de Gabriel Martins Ferreira Dias e José Luiz Nunes Fernandes, objetivou identificar como os preceitos espirituais favorecem a eficácia dos artefatos gerenciais de avaliação de desempenho, em uma pesquisa na área da contabilidade de gestão.

O segundo artigo desta Edição, de autoria de Edielson Pereira Paixão, Gabriel Moraes de Outeiro e Miraci Matos do Carmo, se propôs em analisar os efeitos do retorno da tributação sobre dividendos proposto pelo PL nº 2.337/21 nas empresas optantes pelo lucro real.

O terceiro artigo desta Edição, de autoria de Ronny Luís Sousa Oliveira e Carlos Benassuly Maués Filho, teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica anais do Congresso ENANPAD do período de 2015 a 2019, a fim de identificar quais os principais temas foram discutidos sobre Gestão Socioambiental, um tema transversal de interesse direto da ciência contábil.

O quarto artigo desta edição, de autoria de Marcos Igor da Costa Santos e Rayane Farias dos Santos, objetivou discutir o impacto da contabilização dos Heritage Assets para a boa governança pública, em uma discussão da aplicação da contabilidade pública para a melhora da governança.

O quinto artigo, de autoria de Lais Ranne Ribeiro da Costa Souza, Eliane Sampaio, Elaine Aparecida Teixeira, e Ingrid Paula Souza, objetivou analisar os principais gastos públicos que são direcionados à educação no município de Rondon do Pará – PA, em uma nova discussão da aplicação da contabilidade pública para a melhora da qualidade do ensino.

O sexto e último artigo desta edição, de autoria de Wilton Rafael de Souza Silva, Ticiane Lima dos Santos e Josué de Lima Carvalho teve como objetivo analisar o grau de sustentabilidade de uma importante cooperativa situada no município de Tomé-Açu, por meio da aplicação parcial do modelo SICOGEA (Sistema Contábil Gerencial Ambiental).

Desta forma, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará disponibiliza para a comunidade mais seis pesquisas de qualidade, que retratam a realidade da ciência contábil, incentivando a leitura e o interesse pela pesquisa, com ênfase na realidade paraense.

Boa leitura!

Profa. Dra. Márcia Athayde Moreira

Editora-Chefe da Revista Paraense de Contabilidade

Publicado: 2023-01-23

Edição completa