MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: UM RESGATE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Resumo
A partir das contribuições que as micros e pequenas empresas (MPEs) desenvolvem na economia brasileira, seja no percentual no PIB ou na geração de empregos, somada à importância que a produção científica exerce para o desenvolvimento econômico de qualquer setor, o presente estudo objetivou analisar o perfil das pesquisas científicas sobre as micros e pequenas empresas, durante o período de 2001 a 2018, de dois dos principais congressos brasileiros na área contábil: o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e o Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT). Fez-se uso de análises bibliométrica e de conteúdo dos artigos com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciam que apesar da relevância que as empresas exercem na economia, as pesquisas com esta temática ainda se apresentam num quantitativo reduzido, com destaque aos trabalhos de conclusão de curso. A dificuldade de acesso aos dados nessa área, é apontada como um dos principais empecilhos para o desenvolvimento de pesquisas em nível de mestrado e doutorado. A partir da análise de conteúdo foi possível evidenciar que a maioria das pesquisas foca na gestão das micro e pequenas empresas e nas possíveis formas de evitar que seu ciclo de vida seja curto. Espera-se que esses resultados contribuam para uma reflexão da comunidade acadêmica, pois as MPEs precisam dos resultados das pesquisas de forma a encontrar alternativas que possam contribuir com a sustentabilidade sob o aspecto econômico e financeiro.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.