O Preço Na Ilha: estratégias De Precificação No Empreendedorismo Feminino Marajoara

  • Carlos Brito Teixeira Universidade Federal do Pará - Campus Soure
  • Noelly Cristina de Sousa Rocha Universidade Federal do Pará
  • Anderson Roberto Pires e Silva Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Empreendedorismo Feminino, Estratégias de Precificação, Estrutura de Custos, Mercado.

Resumo

Este estudo objetivou entender os métodos aplicados na precificação dos produtos e serviços das mulheres empreendedoras de Soure, verificando o alinhamento desses métodos com as estratégias convencionais de precificação baseadas na estrutura de custos dos empreendimentos e no mercado. Fundamentou-se no empreendedorismo feminino, precificação, precificação baseada em custos e precificação baseada no mercado. O estudo caracterizou-se como exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com as empreendedoras selecionadas. Para análise de dados foi usada a técnica de análise de conteúdo, sendo identificadas três categorias de análise: caracterização das empreendedoras; estrutura de custos e produção e, estratégias de precificação adotadas. Os resultados obtidos demonstram que a maioria das empreendedoras entrevistadas fazem uso das estratégias de precificação convencionais, baseadas na estrutura de custos e ou baseadas nos preços praticados no mercado. Conclui-se que mesmo com a complexidade que é formar um preço, somados pelo fato da maioria das empreendedoras não ter participado de cursos sobre precificação, seu feeling empreendedor permitiu que adotassem estratégias de precificação viáveis e organizadas no município de Soure-Pa.

Biografia do Autor

Carlos Brito Teixeira, Universidade Federal do Pará - Campus Soure

Carlos Brito Teixeira

Universidade Federal do Pará (UFPA)

ORCID : https://orcid.org/0009-0002-0848-5607

E-mail: carlos.teixeira@cameta.ufpa.br  

Noelly Cristina de Sousa Rocha, Universidade Federal do Pará

Noelly Cristina de Sousa Rocha

Universidade Federal do Pará (UFPA)

ORCID : https://orcid.org/0009-0005-6148-0495

E-mail: rochanoelly350@gmail.com

Anderson Roberto Pires e Silva, Universidade Federal do Pará

Anderson Roberto Pires e Silva

Universidade Federal do Pará (UFPA)

ORCID : https://orcid.org/0000-0002-1659-8153

E-mail: andersonpires@hotmail.com  

Referências

Araújo, A. C. de, & Macedo, K. G. (2023). Análise Sobre Os Desafios Enfrentados Pelas Mulheres No Mercado De Trabalho. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e 453123. Recuperado de https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3123

Assef, R. (2013). Guia prático de formação de preços: Aspectos mercadológicos, tributários e financeiros para pequenas e médias empresas. Elsevier Brasil.

Assunção, J. C., & Anjos, M. A. D. (2018). Empreendedorismo feminino: um estudo no estado de Minas Gerais. Recuperado de https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/getec/article/view/1369.

Baggio, A. F., & Baggio, D. K. (2015). Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de empreendedorismo, inovação e tecnologia, 1(1), 25-38. https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v1n1p25-38.

Bandeira, P. B., Amorim, M., & de Oliveira, M. Z. (2020). Empreendedorismo feminino: estudo comparativo entre homens e mulheres sobre motivações para empreender. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Recuperado de https://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/19558/2/Empreendedorismo_Feminino_estudo_comparativo_entre_homens_e_mulheres_sobre_motivaes_para_empreender.pdf

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bertò, D. J., & Beulke, R. (2017). Precificação. Saraiva Educação SA.

Bolson, S. B., de Oliveira, L. M. P., & do Vale, M. P. (2018). Empreendedorismo feminino: desafios e conquistas no mundo dos negócios. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, 3(02), 84-102. Recuperado de https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/issue/view/19.

Campomar, M. B. (2017). Decisões sobre preço em marketing considerando a influência de impostos: um estudo internacional comparando o Brasil e a Itália (Tese Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-27112017-170901/

Carneiro, J., Saito, C. S., Azevedo, H. M., & Carvalho, L. C. S. (2018). Formação e administração de preços. Editora FGV.

Coentro, J. K., Oliveira, B. P.; Moreira, M. A. Práticas gerenciais de mulheres da Amazônia: um estudo com empreendedoras do bairro Terra Firme, em Belém–PA (2022). Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, v. 13. Recuperado de http://revistas.unama.br/index.php/coloquio/article/view/2764.

Coura, L. F., Reis Neto, M. T. R., Verwaal, E., & Oliveira, R. R. (2018). Orientação empreendedora: Conceitos e dimensões. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 9(2), 2533-2555.

Dezordi, A. P. D. R., Vieira, E. P., & Sausen, J. O. (2022). Gestão estratégica de custos no segmento de micro cervejarias artesanais: variáveis de precificação do produto. Gestão & Planejamento-G&P, 23(1). Recuperado de https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/7422/4527

Feizi, A. (2015). Investigating the Price Control Policies on Innovation, Entrepreneurship and Economic Development. Cumhuriyet Üniversitesi Fen Edebiyat Fakültesi Fen Bilimleri Dergisi, 36(3), 3607-3613. Recuperado de https://dergipark.org.tr/en/pub/cumuscij/issue/45132/564702

Franco, M. M. S. (2014). Empreendedorismo feminino: Características empreendedoras das mulheres na gestão das micro e pequenas empresas. Encontro de Estudo em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas empresas. Encontro sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE). Goiana, Goiás, Brasil, 8. Recuperado de https://anegepe.org.br/wp-content/uploads/2021/09/333.pdf

Furtado, J. L. C., Amador, E. S da., Silva, A. R. P. E., & Moreira, M. A. (2020).

Fatores determinantes na formação de preço do litro do açaí. XVII Congresso USP de Iniciação Científica Em Contabilidade “a Contabilidade como mecanismo de Governança”. Recuperado de https://congressousp.fipecafi.org/anais/20UspInternational/ArtigosDownload/2566.pdf.

Giusti, J. M., & Borinelli, M. L. (2017). Análise dos métodos de precificação de produtos: estudo de caso em uma indústria metalúrgica familiar. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4341.

Gomes, R. C. (2022). Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Recuperado de https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4469

Gotardo, R. B., & Corcetti, E. (2014). Empreendedorismo feminino: estudo das mulheres empreendedoras da cidade de Guarapari–ES. EGEPE – Encontro De Estudos Sobre Empreendedorismo E Gestão De Pequenas Empresas, 8, 1-16. Recuperado de https://anegepe.org.br/wp-content/uploads/2021/09/64-2.pdf.

Iamamoto, M. V. (2022). O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Cortez Editora.

Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. (2012). Global entrepreneurship monitor: empreendedorismo no Brasil. Curitiba, PR, Brasil. Recuperado de http://www.ibqp.org.br/img/projetos/downloads/arquivo_20130502114043.pdf

Leite, E. F. (2017). O fenômeno do empreendedorismo. Saraiva Educação SA.

Lemes, H. A. & Costa, S. T. S. (2019). Análise da aplicação de métodos na formação do preço de venda em micro, pequenas e médias empresas. Recuperado de http://repositorio.fucamp.com.br/bitstream/FUCAMP/465/1/Analiseaplicacaometodos.pdf.

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., do Nascimento, S., Vieira, E. P., & Filipin, R. (2015). Custos de produção e formação do preço de venda: um estudo do desempenho e orientação empreendedora em pequenas empresas. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3992.

Lock, R., & Lawton Smith, H. (2016). The impact of female entrepreneurship on economic growth in Kenya. International Journal of Gender and Entrepreneurship, 8(1), 90-96. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJGE-11-2015-0040/full/html.

Martins, E. (2010). Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas.

Matte et al. (2019). Comportamento empreendedor feminino: estudo no Estado do Rio Grande do Sul. REMIPE-Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, 5(1), 03-23. Recuperado de http://remipe.fatecosasco.edu.br/index.php/remipe/article/view/137

Milan, G. S., Saciloto, E. B., Larentis, F., & De Toni, D. (2016). As estratégias de precificação e o desempenho das empresas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 22, 419-452. Recuperado de https://www.scielo.br/j/read/a/yLPZMqJwFJMR7PfLjYZKk5t/?lang=pt&format=html

Milan, G. S., De Toni, D., Larentis, F., & Gava, A. M. (2013). Relação entre estratégias de preços e custeio. Ciencias da Administraçao, 15(36), 229-244. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5164210.

Moraes da Costa, M. M., & Soares, E. (2023). Divisão sexual do trabalho e os desafios enfrentados pelas mulheres trabalhadoras no Brasil do século XXI. Revista Videre, 14(30), 304–322. Recuperado de https://doi.org/10.30612/videre.v14i30.16306

Morais, M. S., Jardim, S. G., Silva, A. R. P. E., & ALVES, F. F. (2018). A Formação do Preço no Mercado Hoteleiro: Uma Questão Baseada nas Estratégias de Custos ou Marketing. In Congresso UFPE de Ciências Contábeis (No. 12). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/SUCC/article/viewFile/237143/30203.

Moura, J., & Linares, D. (2019). Precificação em Pequenos Negócios do Comércio varejista. Etic-Encontro de Iniciação Científica-ISSN 21-76-8498, 15(15). Recuperado de http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/7979.

Pedezzi, B., & Rodrigues, L. S. (2020). Desafios do Empreendedorismo Feminino: um levantamento com mulheres empreendedoras. Revista Interface Tecnológica, 17(2), 398–410. https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.863.

Pinheiro, G. R., Barreto, L. R., Sampaio, C. B. P., Rodrigues, M. V., & Oliveira, N. R. N. (2011). Abordagem de método de custeio e precificação de produtos em empresa de fabricação e comercialização de tintas. Recuperado de https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13790.

Rahman, M. A., Chakma, P. B., Khondkar, M., & Muzareba, A. M. (2020). Performance of Women Entrepreneurs in Small and Medium Enterprises (SMEs) of Bangladesh. Journal of Business, 4(1), 26-52.

Ribeiro, L. B. B., Giménez, M. B., & da Silva Gonçalves, M. C. (2022). PDF Empreendedorismo feminino: o desafio da escolha e o exercício do poder das mulheres de João Pinheiro (MG). Altus Ciência, 14(14), 119-140. Recuperado de http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/28.

Ribeiro, H. J., Moraes, M. C. C., Araújo Vieira, R., & de Carvalho, V. S. (2007). Precificação e lucratividade. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1613.

Rizzi, D. I., & Zanin, A. (2018). Estratégia de formação de preço de venda/serviço dos empreendedores incubados na recepeti. HOLOS, 2, 111-127.

Santos, M., & Flores, L. C. D. S. (2017). Formação de Preço dos Hotéis Turísticos da Cidade de São Luís/Maranhão1. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11, 133-153. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbtur/a/vWLfyXcf7VQn3VBWKDrQgPn/abstract/?lang=pt.

Silva, M. S., Lasso, S. V., & Mainardes, E. W. (2016). Características do empreendedorismo feminino no Brasil. Revista Gestão e Desenvolvimento, 13(2), 150-167. Recuperado de https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/370/1523

Silva, J. P. D. (2012). Formação de preço de venda: um estudo acerca dos métodos e estratégias utilizadas pelas concessionárias de veículos automotores nas cidades de Sousa/PB e Cajazeiras/PB. Recuperado de http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/16744.

Teixeira, C. M., da Silva, A. F., de Sousa, F. N. T., & de Lavor, N. B. (2021). Empreendedorismo Feminino. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, 6(3), 151-171. Recuperado de http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/473.

Vasconcelos, J. R. O., Souza, W. D. S., & Monteiro, J. M. (2017). Como Uma Precificação Errônea Pode Levar Ao Fracasso Das Micro E Pequenas Empresas Varejistas. HÓRUS, 7(2), 1-19. Recuperado de http://periodicos.estacio.br/index.php/revistahorus/article/viewFile/4008/1831.

Zart, A. C. F., Zart, M. C., & Zanatta, J. M. (2018). Análise de custos de linha de produtos de confeitaria Em Uma Panificadora. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, 3(2), 20-47. Recuperado de http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/132/127

Publicado
2023-12-28
Como Citar
Teixeira, C. B., Rocha, N. C. de S., & Silva, A. R. P. e. (2023). O Preço Na Ilha: estratégias De Precificação No Empreendedorismo Feminino Marajoara. Revista Paraense De Contabilidade, 8(2), e134. https://doi.org/10.36562/rpc.v8i2.134