Sou Necessária, Porém Tenho Problemas: o Caso Da Cooperativa De Catadores de Materiais Recicláveis Do Marajó
Resumo
As cooperativas são essenciais para a comunidade e beneficiam não somente o social, mas também a sustentabilidade desses locais. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é entender e ao mesmo tempo propor soluções de correções para os possíveis problemas enfrentados pela Cooperativa, sob os aspectos societários, contábeis, assembleares e de educação cooperativista. Assim, espera-se que este trabalho ajude a Cooperativa a desenvolver sua operacionalização de forma consciente, dentro dos preceitos legais, observando os princípios e valores do cooperativismo, logo, proporcionar o bem-estar social de seus cooperados e da própria comunidade local. O suporte teórico deste estudo se concentrou nos princípios cooperativistas, e na legislação vigente (Lei 5.764/71). A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Quanto as características, se enquadra como exploratória e descritiva, adotando como estratégia de pesquisa a análise do conteúdo e análise documental, com utilização de análises comparativas para verificar o quanto a cooperativa está alinhada com a lei, e os princípios do cooperativismo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com os associados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Marajó. Segundo a análise dos resultados, os cooperados precisam da educação cooperativa e atenderem a alguns aspectos societários. Essas averiguações possibilitaram concluir que a CoopCMRMA está parcialmente de acordo com a legislação. Fato que necessita de investimento nos cooperados, através de cursos e capacitações, e na própria estrutura de operacionalização da cooperativa, pois se essa não busca ser rentável, não terá retornos positivos a curto e longo prazo, que beneficiarão seus cooperados.
Referências
Aliança Cooperativa Internacional, (1995). Os sete princípios do cooperativismo. https://www.ica.coop/en/search/node?keys=7+principios+do+cooperativismo
Almeida, M. C. (2003). Auditoria: Um Curso Moderno e Completo. 6.ed. São Paulo: Atlas.
Brasil. Lei no 5.764, de 16 de dez. de 1971. Lei do Cooperativismo. Diário Oficial (da República Federativa do Brasil), Brasília, DF, 16 de dez. 1971.
Brasil. Lei nº 9.605, 12 de fevereiro de 1998. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial (da República Federativa do Brasil), Brasília, DF, 12 de fev. 1998.
Creswell. J. W. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. Ed. Porto Alegre.
Ellen Macarthur Foundation. (2020) Concept of Circular Economy. Recuperado de: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/circular-economy/concept
Fuzinatto, N. M., Cassol, F. E., Batista, C., & Bernardy, R. J. (2019). Os impactos do cooperativismo de produção no desenvolvimento de pequenos municípios. Gestão e Sociedade, 13(35), 2901-2929.
Leopoldino, C. J. (2008) A Dupla Qualidade dos Cooperados: Sócios e Clientes nas Sociedades Cooperativas. Dissertação de mestrado, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação de Direito, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.
Martins, G. de A., Theóphilo, C. R. (2018). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 3 ed. São Paulo.
Meireles, P. A. (1981). Ações ministrativas e participação especial em cooperativa agropecuária: um estudo de caso em Minas Gerais. Lavras: Esal. 81p. (Tese de Mestrado)
Monteiro, P. R. (2015). Análise do sistema de controle interno no Brasil: Objetivos, importância e barreiras para sua implantação. Santa Catarina: Revista Contemporânea de Contabilidade. Pp. 159-188.
Organização das Cooperativas Brasileiras, (2021) Anuário Do Cooperativismo Brasileiro 2021. https://www.ocb.org.br/53/anuario-do-cooperativismo-brasileir-2021
Organização Das Nações Unidas. (2020) Organização do Desenvolvimento Industrial. Recuperado de: https://www.unido.org/our-priorities/sustainable-supply-chains
Sauka, JE (2023). Economia circular: a inclusão de uma cooperativa de reciclagem de Curitiba no desenvolvimento territorial sustentável.
Schneider, J. O., & Hendges, M. (2006). Educação e capacitação cooperativa: sua importância e aplicação. Economia Solidária e Ação Cooperativa, 1(1), 33-48.
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará. (2022). Noçoes básicas sobre Cooperativismo – Uma alternativa de desenvolvimento econômico e social. Pará: SomosCoop.
Singer, P. (2003) Economia solidaria. Iberoamerican Journal of Strategic Management, v. 2, n. 1, p. 03-06.
Sistema OCB. (2023). Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa. Brasília: SESCOOP.
Yin, Robert K. 2005. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 212 p. ISBN: 8536304626.
Zanluca, J. C. (2006). Sociedades cooperativas–aspectos societários, contábeis e fiscais. São Paulo: Portal Tributário.
Copyright (c) 2023 Creative Commons License Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.