Sistema de Escrituração Digital: A percepção dos profissionais de Contabilidade em relação ao e-Social
Resumo
Com a constante evolução social e tecnológica, a contabilidade vem se aperfeiçoando ao longo do tempo, um dos resquícios advindos desta globalização é o eSocial um projeto de escrituração digital criado pelo governo federal com a finalidade reunir informações trabalhistas. Contudo, esse projeto gerou uma mudança significativa na rotina dos profissionais da contabilidade, com isso a presente pesquisa buscou identificar e analisar os impactos e os benefícios relacionados à implantação e as atualizações do e-Social, na rotina dos profissionais de contabilidade que atuam na mesorregião de Paragominas na região Sudoeste e sudeste do Estado do Pará, no ano de 2019. O estudo se caracteriza como qualitativo de cunho descritivo exploratório, utilizou-se de questionário via Google Formulários®com 15 questões fechadas sobre perfil do profissional, manuseio da ferramenta e percepção do profissional e 2 abertas sobre a perspectivas futuras. Nota-se a que as dificuldades ainda existem mesmo estando em fase final de implantação do sistema, e apesar dos impactos gerados na rotina dos escritórios de contabilidade, os contadores acreditam que a implantação do eSocial fez com que os profissionais busquem novos conhecimentos e se adequem a utilização desta ferramenta.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.