Planejamento tributário: uma análise do perfil dos artigos disponíveis na plataforma CAPES no período de 2009 a 2019
Resumo
Cotidianamente as entidades são obrigadas a pagar tributos, obrigações que custam caro e que afetam diretamente os lucros, e que causam descontentamento em muitos empresários que buscam expandir seus negócios. O Planejamento tributário é o instrumento contábil que auxilia as empresas na busca de estratégias para reduzir, postergar e até mesmo anular tributos que incidem diariamente sobre as entidades. O presente trabalho objetiva-se descrever e analisar o perfil dos artigos disponíveis na Plataforma de periódicos CAPES no período de 2009 a 2019 sobre o tema Planejamento Tributário. Quanto à natureza da pesquisa, classifica-se como quantitativa, pois a mesma utiliza recursos de porcentagem para apurar os resultados, no qual, percebe-se uma quantidade superior de autores homens, uma predominância de artigos publicados da região Sudeste e mais da metade dos autores possui titulação de mestre. Apesar da relevância do tema, notou-se que ainda existem poucos estudos publicados nos últimos 11 anos (aproximadamente) sobre planejamento tributário.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.