Saberes Docentes em Contabilidade: O Que Já Conhecemos Sobre Como Atuamos?

  • Samuel de Oliveira Durso UFMG
  • Luana Karoline Soares Santos Sousa UFMG
Palavras-chave: Saber Docente, Contabilidade, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

A formação em Contabilidade apresenta diversas especificidades que tornam a atuação docente na área diferente de outros ramos do saber. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em levantar os saberes docentes que a literatura brasileira mapeou como sendo importantes para a atuação dos professores da área contábil. Dessa forma, para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura. A partir da criação de um protocolo de busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, foi possível selecionar 14 estudos que trataram sobre a temática de saberes docentes na área contábil. Desse total, quatro pesquisas representam teses defendidas em programas de doutorado da área de Ciências Contábeis, Educação e Engenharia de Produção. As dez pesquisas restantes representam dissertações também defendidas em programas de pós-graduação da área de Contabilidade e de Educação. Os resultados da revisão sistemática indicam que as pesquisas sobre saberes docentes da área contábil no Brasil têm início em 2002, contemporaneamente aos principais estudos sobre a temática em outras áreas do saber. Além disso, foi possível notar que os primeiros estudos realizados para a temática já sinalizavam para uma baixa formação didático-pedagógica dos docentes atuantes em cursos de Ciências Contábeis. Mesmo com um maior desenvolvimento da pós-graduação na área, as demandas para uma formação docente que vá além do saber disciplinar permanecem atuais. A partir do levantamento realizado, foi possível identificar caminhos para investigações futuras sobre os saberes docentes da área contábil.       

Biografia do Autor

Samuel de Oliveira Durso, UFMG

Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciências Contábeis, também pela UFMG, e doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Curtin University (Austrália). Atualmente, cursa um segundo doutorado, em Educação, na Faculdade de Educação (FAE) da UFMG. De 2011 a 2013 trabalhou com auditoria externa na PwC. De 2013 a 2015 atuou com auditoria interna na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), respondendo como chefe de auditoria interna da entidade de 2014 a 2015. Realizou duas consultorias Prodoc para a UNESCO em parceria com entidades do setor público (2016-2017 e 2021). No âmbito acadêmico, atua como professor desde 2015. É revisor de eventos científicos e periódicos nacionais e internacionais avaliados pelo Qualis/CAPES. Também atua como editor Adjunto da Contabilidade Vista & Revista (CVR) e coordena a divisão de Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC) do Congresso Anpcont. É Professor Adjunto da UFMG com atuação na graduação e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é o subchefe do departamento de Ciências Contábeis da UFMG.

Luana Karoline Soares Santos Sousa , UFMG

Contadora habilitada pelo CRC/MG sob o nº. MG-105589/O-0, possui graduação em Ciências Contábeis, Pós graduação em Gestão tributária pelo Centro Universitário Newton Paiva, Graduanda em Direito pela Faculdade Milton Campos Minas, Mestranda em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sócia Diretora da empresa Batista & Associados, Auditoria, Gestão Contábil e Perícia Ltda e da empresa Batista, Soares & Ladeia Pericia Contábil, Professora Universitária, Palestrante e Perita Contadora inscrita no Cadastro Nacional de Peritos sob o nº. 5035, única membra Contadora no Brasil do International Womens Insolvency & Restructuring Confederation (IWIRC)

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Publicado
2023-04-20
Como Citar
Durso, S. de O., & Sousa , L. K. S. S. (2023). Saberes Docentes em Contabilidade: O Que Já Conhecemos Sobre Como Atuamos?. Revista Paraense De Contabilidade - RPC , 7(1), 39-56. https://doi.org/10.36562/rpc.v7i1.108