Saberes Docentes em Contabilidade: O Que Já Conhecemos Sobre Como Atuamos?
Resumo
A formação em Contabilidade apresenta diversas especificidades que tornam a atuação docente na área diferente de outros ramos do saber. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em levantar os saberes docentes que a literatura brasileira mapeou como sendo importantes para a atuação dos professores da área contábil. Dessa forma, para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura. A partir da criação de um protocolo de busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, foi possível selecionar 14 estudos que trataram sobre a temática de saberes docentes na área contábil. Desse total, quatro pesquisas representam teses defendidas em programas de doutorado da área de Ciências Contábeis, Educação e Engenharia de Produção. As dez pesquisas restantes representam dissertações também defendidas em programas de pós-graduação da área de Contabilidade e de Educação. Os resultados da revisão sistemática indicam que as pesquisas sobre saberes docentes da área contábil no Brasil têm início em 2002, contemporaneamente aos principais estudos sobre a temática em outras áreas do saber. Além disso, foi possível notar que os primeiros estudos realizados para a temática já sinalizavam para uma baixa formação didático-pedagógica dos docentes atuantes em cursos de Ciências Contábeis. Mesmo com um maior desenvolvimento da pós-graduação na área, as demandas para uma formação docente que vá além do saber disciplinar permanecem atuais. A partir do levantamento realizado, foi possível identificar caminhos para investigações futuras sobre os saberes docentes da área contábil.
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