Perspectivas dos Discentes de Ciências Contábeis em Relação ao Mercado de Trabalho
Resumo
O presente estudo tem por objetivo investigar as expectativas dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em relação ao mercado de trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um survey, aplicando-se um questionário. O instrumento de coleta de dados foi abrigado no Google forms® e enviado aos discentes de todos os períodos do curso de Ciências Contábeis do campus da UERN de Mossoró-RN, obtendo uma amostra final de 81 respondentes. Dessa forma, os resultados obtidos apontam que o mercado de trabalho foi o principal fator de influência para os estudantes na escolha do curso, entretanto, avaliaram a absorção dos profissionais como razoável. Observou-se também que os alunos pretendem, após o curso, estudar para concursos públicos, trabalhar na área contábil e continuar se especializando, com predileção pelas áreas de Contabilidade Empresarial e Fiscal/Tributária.
Referências
BEUREN, ILSE MARIA. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
BRANDALISE, F.; FELLA, L. J; ZAMIN, L. M. O contador público no contexto da gestão pública. Revista de Administração e Ciências Contábeis do Instituto de Desenvolvimentos Educacional do Alto Uruguai. v. 4, n. 8, p. 1-17, jan./jun., 2009. Disponível em: http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/112_1.pdf.
Acesso em: 13 mar. 2021.
BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade (Cfc). Ministério da Educação. Quantos Somos. 2021. Disponível em: https://cfc.org.br/registro/quantos-somos-2/. Acesso em: 12 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ministério da Educação. Censo da Educação Superior. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 12 abr. 2021.
BRASIL, G. F. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília (Brasil). Disponível em:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Resolução CFC n° 1.203/09. NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. Brasília, 2009. Disponível em: < http://www.oas.org/juridico/portuguese/mesicic3_bra_res1203.pdf >. Acesso em: 13 mar. 2021.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Resolução CFC n° 12.249/2010. NBC TP 01(R1) - Perícia Contábil. Brasília, 2010. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTP01(R1).pdf . Acesso em: 13 mar. 2021.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Resolução CFC nº 1.494/15. Brasília, 2015. Disponível em:
DIAS, N. M.; SILVA, M. N. M. da. As ações da consultoria contábil e financeira nas pequenas e médias empresas para a tomada de decisão. UniEvangélica, Anápolis, p 1-25, dez. 2019. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/8066/1/NAIME%20MODESTO%20-%20pdf.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.
FAHL, A. C.; MANHANI, L. P. S. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular. 2009. Disponível em: http://sare.unianhanguera.edu.br Acesso em: 16 mar. 2021.
FERREIRA, A. et al. A Profissão De Perito Contábil E Sua Importância No Campo Da Contabilidade. Revista Interfaces, João Pessoa, v. 9, n. 5, p. 53-61, jun. 2017. Disponível em: https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170705174137.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.
FERREIRA, D. et al. Expectativas profissionais dos ingressantes no Curso de Graduação em Ciências Contábeis: Um Estudo em uma Instituição de Ensino Superior. Revista Mineira de Contabilidade, v. 21, n. 1, p. 69-81, 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: atlas, 2008.
GUIMARÃES, P. C. Identificação do perfil profissiográfico do profissional de contabilidade requerido pelas empresas através de ofertas de emprego na região metropolitana de São Paulo. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006. Disponível em: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/tede/530. Acesso em: 16 mar. 2021.
HORNGREN, C. T. (1985). Introdução à Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro. Prentice-Hall do Brasil.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.
PELEIAS, I. R.; NUNES, C. do A.; CARVALHO, R. F. de. Fatores determinantes na escolha do curso de Ciências Contábeis por estudantes de Instituições de Ensino Superior particulares na cidade de São Paulo. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, [S.L.], p. 39-58, 3 nov. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p39.
REIS, A. de O.; SEDIYAMA, G. A. S.; MOREIRA, V. de S.; MOREIRA, C. C. Perfil do Profissional Contábil: habilidades, competências e imagem simbólica. Revista Contemporânea de Contabilidade, [S.L.], v. 12, n. 25, p. 95-116, maio 2015. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p95.
REINA, Donizete et al. O Novo Relatório Do Auditor Independente Apresenta Maior Grau De Complexidade Informacional? XXV Congresso Brasileiro de Custos, Vitória - ES, p. 1-16, 14 a 18 nov. 2018. Anual. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4448. Acesso em: 13 mar. 2021.
RIBEIRO, R. K. M.; OLIVEIRA, V. A. de; ARENAS, M. V.dos S. As Expectativas dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia em relação ao mercado de trabalho. In: XVI COLOQUIO INTERNACIONAL DE GESTIÓN UNIVERSITARIA - CIGU, 26., 2016, Arequipa. Anais [...]. Arequipa: Cigu, 2016. p. 1-15. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/171158/OK%20-%20101_00435%20OK.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 mar. 2021.
MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. 16ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SÁ, Antônio Lopes de. Consultória e Análise Contábil. Juruá: Editora, 2008.
SILVA, Ana Paula Batista da et al. AS EXPECTATIVAS DE ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE: estudo de caso em um centro universitário do rio grande do sul. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, [S.L.], v. 8, n. 13, p. 048-061, dez. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina.
SILVA, Betânia Belizio da et al. PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PERÍCIA CONTÁBIL NOS PERIÓDICOS NACIONAIS DE CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DO ÚLTIMO DECÊNIO. Revista de Contabilidade da UFBA, Salvador - BA, v. 12, n. 2, p. 98-114, 2018.
SILVA, R. H. O.; FERREIRA, A. C.; ARANTES, R. C. Perspectiva De Atuação Na Área Acadêmica Por Alunos De Ciências Contábeis De Uma Instituição Pública De Ensino Superior. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia: Centro de Ensino Superior de São Gotardo, [s. l], v. 2, n. 18, p. 01-22, 2018.
SCARPIN, M. A.; ALMEIDA, W. C. de. Graduandos de Ciências Contábeis e sua carreira profissional. Revista de Estudos Contábeis, v. 1, n. 1, p. 24-37, 2010.
SOARES, Elizabeth Ferreira Jales et al. Perspectivas dos graduandos em ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 27., 2019, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: 2019. p. 01-15.
UERN. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://www.uern.br/cursos/servico.asp?fac=FACEM&cur_cd=1012100&grd_cd=&cur_nome=Ci%EAncias+Cont%E1beis&grd_medint=10&item=curso. Acesso em: 12 mar. 2021.
VIALI, A. S. Análise das intenções dos formandos no curso de ciências contábeis na escolha da área de atuação no mercado de trabalho. 2014. 25 f. TCC – Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) Centro Universitário de Brasília, Brasília 2014.
XAVIER, Marília Celestino.; SILVA, Flávia. de Araújo. Implantação da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público: os Impactos, Mudanças e Ganhos Observados Pelos Profissionais da Contabilidade da Administração Direta e Indireta do Município de Belo Horizonte-MG. Congresso USP de Iniciação Cientifica Em Contabilidade, 16, São Paulo. São Paulo: Fipecafi, 2017. 20 p. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/17UspInternational/ArtigosDownload/194.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.
Copyright (c) 2023 Creative Commons License Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.