A SINDROME DE BURNOUT E OS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Resumo
A síndrome de Burnout, ou esgotamento profissional decorre de estresse prolongado no trabalho e isso faz parte da realidade de muitos profissionais da área de contábeis. Como problema da pesquisa tem-se: de que forma a síndrome de Burnout afeta o profissional de contabilidade? Por ser uma síndrome que se desenvolve de maneira diferente, dependendo muito do ambiente de trabalho, do clima organizacional, bem como das realizações pessoais e projetos que o indivíduo busca, assim como nas suas atividades como profissionais. A presente pesquisa visa beneficiar os indivíduos que não conhecem a síndrome, os que conhecem, mas não levam em consideração os sintomas, que não procuram ajuda, bem como conscientizar e proporcionar uma clareza maior sobre o referido tema. Como autores pesquisados teve-se ALVES, 2011. CAMPOS, 2008. COSTA, 2012. GONÇALES, 2017, 2006. A pesquisa é de natureza explicativa, utilizando o método indutivo e de caráter quantitativa, tendo como universo da pesquisa os profissionais de contabilidade, delimita-se como amostra as atividades dos profissionais de contabilidade. Por meio da pesquisa realizada, pode-se perceber que os profissionais não tem o devido conhecimento sobre essa doença devido os sintomas serem parecido com o de outras doenças como depressão e estresse. Cabe destacar que com os dados obtidos na pesquisa constatou-se que os profissionais da contabilidade estão satisfeitos com as atividades que exercem, mais que o fato de trazerem para si o problema dos outros ou a afinidade em transformar as pessoas parte de sua família pode a vir a desencadear a síndrome. Na identificação das características e sintomas que demonstram exaustão eles não são suficientes para diagnosticar uma síndrome desta natureza.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.