INFLUÊNCIA DO DISCLOSURE CONTÁBIL NA VARIAÇÃO DO VOLUME, PREÇO E OSCILAÇÃO DAS AÇÕES NEGOCIADAS NO MERCADO DE CAPITAIS
Resumo
Esta pesquisa discute o impacto do disclosure contábil no mercado de capitais por meio da análise da variação das ações negociadas, tem como escopo analisar se o disclosure contábil influencia o volume, preço e oscilação das ações negociadas no mercado de capitais. Para a realização desta pesquisa, foi aplicado um estudo exploratório e descritivo com uma abordagem quantitativa e qualitativa do problema de pesquisa. Quanto ao procedimento técnico utilizado no artigo foi utilizado o documental. A amostra do estudo é composta pelas três empresas com estrutura de capital aberto do segmento de eletromóveis, terceiro maior segmento constante no ranking das 300 maiores empresas do setor varejista, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), sendo elas Via Varejo, Magazine Luiza e Portobello Shop. Os resultados da pesquisa demonstraram que os indicadores contábeis não têm influência estatisticamente significativa no volume, preço e oscilação de duas das três companhias, sendo estas a Via Varejo e Portobello Shop, em sentido oposto destaca-se a Magazine Luiza que sofreu influência significativa do disclosure contábil.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.