MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: ANÁLISE DE SUA EVOLUÇÃO
Resumo
A lei nº 128/2008, que instituiu o microempreendedor individual - MEI, surgiu como uma alternativa à exclusão social de milhares de brasileiros que desenvolvem atividade econômica informal sem acessos a benefícios fiscais, assessoria contábil e serviços como a obtenção de crédito junto a instituições financeiras. Dessa maneira, a pesquisa tem como objetivo identificar o perfil e a evolução dos MEIs. O estudo é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica. Os resultados demonstram que mais de 61% dos MEIs possuem idade superior a 30 anos, 49% são do gênero feminino e que 61,24% dos empreendimentos estão localizados em estabelecimentos fixos. A pesquisa indica uma tendência brasileira, na qual o setor de maior crescimento é o de vestuário. Por fim, identificou-se um crescimento significativo em 636,92% de novas legalizações, confirmando que os microempreendedores buscam a independência financeira por meio do seu próprio negócio.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.