GASTOS AMBIENTAIS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO EMPRESARIAL
Resumo
A pesquisa tem como objetivo verificar o Desempenho Empresarial de empresas listadas na bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão (B3) e que realizaram investimentos ambientais no triênio 2015 a 2017. Foi utilizado na análise de dados a estatística descritiva e inferencial com uso da Anova. Como achados, pode-se afirmar que são as grandes empresas, principalmente, as que possuem algum tipo de ação voltada ao meio ambiente, que tendem ter maior desempenho quando comparadas com as empresas que não possuem nenhum gasto ambiental apresentado em seu disclosure ambiental. A pesquisa, também, revela que há diferença de médias no desempenho das empresas em relação ao seu tamanho e em função dos investimentos que fazem no meio ambiente com as que não investem.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.