ANÁLISE SEMIÓTICA EM CONTABILIDADE: UM ESTUDO DO SIGNO NOTAS EXPLICATIVAS
Resumo
A ciência contábil, de acordo com suas características essenciais, é percebida como uma espécie de linguagem e, portanto, pode utilizar a ciência da linguagem - semiótica – para estudar seus fenômenos linguísticos. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi capturar os conceitos atribuídos às Notas Explicativas por estudantes de graduação em ciências contábeis de uma Universidade Pública situada no estado de Minas Gerais, assumindo que estes são os futuros profissionais emissores da informação contábil. Utilizando os conceitos de semiótica, verificou-se se existe homogeneidade na significação de um elemento contábil primordial, as Notas Explicativas. Metodologicamente, utilizou-se uma pesquisa empírica com os alunos, com aplicação de um questionário misto, com perguntas objetivas e subjetivas, sendo que as perguntas objetivas visavam sondar a compreensão dos aspectos técnicos do signo, e as duas perguntas subjetivas: “O que são notas explicativas?” e “Qual a importância das notas explicativas?”. A análise das respostas apresentadas a essas perguntas propôs a compreensão do entendimento do termo. Descobriu-se que, na maioria das respostas, os alunos demonstraram que conhecem as notas explicativas como uma ferramenta para evidenciar o que não pôde ser evidenciado em outras partes das demonstrações contábeis. No entanto, os emissores das informações estão ainda confusos com relação à importância das notas explicativas. Percebeu-se então que o signo não é construído de forma homogênea durante a graduação. Conclui-se que, nos períodos de base do curso de Ciências Contábeis, é necessário uniformizar e ressaltar para os alunos ingressantes os conceitos, a importância e a utilidade das notas.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.