ANÁLISE DO NÍVEL DE PREDOMINÂNCIA ÉTICA NO JULGAMENTO DE ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de predominância ética no julgamento de alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública situada no estado do Pará. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre comportamento ético e normas de conduta ética profissional. Em seguida, tendo como base as questões sobre comportamento ético presentes nas edições do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, foi elaborado um questionário virtual em escala likert aplicado aos 529 alunos do curso de Ciências Contábeis, obtendo-se o retorno de 102 questionários válidos. Como resultado, de modo geral, os alunos demonstram bom nível de consciência e sensibilidade ética quanto à conduta profissional, julgando dentro dos parâmetros esperados, tendo, em sua maioria, julgado corretamente 9 entre os 10 itens propostos. No entanto, cabe ressaltar que um percentual razoável de discentes apresentaram dúvida ou mesmo equívoco quanto ao posicionamento a ser adotado. Dessa forma, conclui-se que os alunos do curso de ciências contábeis apresentam adequado julgamento ético quando instigados a julgar um comportamento que faz parte do cotidiano da profissão. Reforça-se com isso a importância do ensino e manutenção da disciplina de Ética durante a graduação.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.