A ANÁLISE CUSTO-VOLUME-LUCRO APLICADA EM UMA INDÚSTRIA DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE PALMA NO ESTADO DO PARÁ
Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar como a análise custo-volume-lucro (CVL) auxilia uma empresa do setor industrial no planejamento e no processo de tomada de decisão, e como seu papel é essencial nesse processo, abordando pontos de fundamental importância para os cálculos de margem de contribuição, pontos de equilíbrio contábil, financeiro e econômico, margem de segurança e o grau de alavancagem operacional (GAO). Desta maneira, sendo capaz de garantir informações tempestivas e fidedignas a seus gestores, podendo influenciar diretamente na tomada de decisão. Para atingir o objetivo desta pesquisa, o estudo foi realizado em uma empresa industrial que atua no segmento de extração de óleo de palma, localizada no município de Santo Antônio do Tauá, no Estado do Pará, utilizando o método documental para a coleta de dados, para o desenvolvimento dos cálculos e para suas análises. Tendo em vista que os resultados encontrados na fábrica foram positivos para suprir seus custos e despesas, conseguindo ainda gerar lucro, como também foi possível quantificar o necessário para obter uma estabilidade contábil, econômica e financeira.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.