DISCUSSÃO DA ACREDITAÇÃO COMO ELEMENTO CATALISADOR DO DESEMPENHO E COMPETITIVIDADE NO SETOR HOSPITALAR
Resumo
É recente a história da acreditação hospitalar no Brasil, e nesse sentido pesquisas são realizadas a fim de avaliar os efeitos da acreditação no desempenho e na competitividade de organizações hospitalares brasileiras, sendo também essa uma preocupação com entidades hospitalares instaladas no Estado do Pará. Diante disso, este estudo tem como objetivo realizar uma discussão sobre a melhoria do desempenho e da competitividade hospitalar a partir da acreditação. Metodologicamente, este estudo constitui-se como uma pesquisa de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva. Como resultados, observou-se que o processo de acreditação, se bem implementado na organização hospitalar, pode contribuir para o melhoramento dos serviços prestados, notadamente os resultados operacionais e a qualidade dos serviços prestados aos pacientes, com efeitos financeiros, conferindo competitividade às organizações privadas e maior reconhecimento e credibilidade às instituições públicas.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.