A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO DO ESOCIAL NO PARÁ
Resumo
A educação continuada do profissional de contabilidade é um tema importante que vem sendo discutido na atualidade, considerando as constantes mudanças na legislação nacional, avanços tecnológicos e as exigências do mercado. Assim, esse trabalho teve como objetivo principal compreender o nível de preparação para implantação e manutenção do eSocial, tendo como foco os profissionais de contabilidade que estejam envolvidos com o eSocial nas organizações, considerando como preparação a adequação de processos, sistemas, documentações e a capacitação profissional. Metodologicamente, a pesquisa está classificada como monodisciplinar, com objetivo descritivo, elaborado por meio da técnica de levantamento, onde 33 respondentes encaminharam o questionário respondido. Como resultados, observou-se profissionais maduros e qualificados, com mais de cinco anos de experiência, que afirmam buscar capacitação diariamente e que foram treinados por parte dos fornecedores e empresa, mas, não se dizem preparados para o eSocial. Quando questionados sobre aspectos específicos do eSocial, observou-se que parte dos respondentes errou nas respostas, confirmando que ainda não estão preparados para operar o novo sistema. Assim, conclui-se que é necessário que os profissionais de contabilidade procurem meios de atualização enquanto ainda há tempo para a implantação do eSocial, para evitar multas e outras punições decorrentes de erros durante a fase de implantação e operacionalização do projeto eSocial no Brasil.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.