CONFORMIDADE MUNICIPAL DA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA FRENTE AO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Resumo
A contabilidade aplicada ao setor público no Brasil busca enquadrar-se na convergência às normas internacionais de contabilidade pública, tais como: a adoção da Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC, composta por cinco quadros, um principal e quatro acessórios, contendo informações sobre entrada e saída de caixa e equivalentes de caixa, conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. O Objetivo da pesquisa foi conhecer se os municípios da microrregião bragantina elaboraram a Demonstração dos Fluxos de Caixa conforme ou não as exigências do MCASP, no ano de 2015. Os dados que serviram de base foram obtidos no site do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará – TCM/PA e no portal de transparência dos municípios, no período de 02 de janeiro a 05 de fevereiro de 2017. Dados secundários e aspecto exploratório, do tipo bibliográfico e documental e abordagem quantiqualitativa. Os resultados revelaram que os municípios de Peixe-Boi e São Francisco do Pará estão em conformidade com o MCASP, elaborando a DFC de forma completa. Os municípios de Augusto Corrêa, Bragança, Capanema, Igarapé Açu, Primavera e Tracuateua apresentaram apenas o quadro principal, deixando de demonstrar o detalhamento das informações contidas nos quatro quadros acessórios. O nível de inadimplência foi alto, em que 25% dos municípios apresentaram conformidade, enquanto 75% apresentaram não conformidade, em função de terem descumprido o manual.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.