REFLEXÕES SOBRE CAPACITAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
A construção e defesa da universidade passa pela qualidade da educação que ela constrói em seu contexto social, mutante por natureza; logo, a formação/capacitação docente precisar ser recorrente e intrínseca à carreira de professor no processo de formação de cidadãos e de profissionais para o mercado de trabalho, fruto de disputas por projetos hegemônicos, com reflexo na escolha, consciente ou inconscientemente, dos métodos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este artigo tem como problema de pesquisa: que aspectos precisam ser considerados na reflexão da política de capacitação docente do curso de Ciências Contábeis em uma Universidade Pública Federal? O objetivo é resgatar e refletir sobre abordagens teóricas que dão sustentação à proposta de capacitação docente, com base em fundamentos da educação por competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) prevista nas diretrizes curriculares nacionais e no projeto pedagógico da Universidade. Trata-se de uma pesquisa documental que serve de base para um projeto de ensino voltado à capacitação docente, emdesenvolvimento. Os resultados e conclusões indicam a necessidade de integrar temas como educação para adultos, educação por competências, projeto pedagógico e perfil profissional, sem perder de vista a crítica em relação à educação por competência.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.