DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA NO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO PARÁ: UM DESAFIO A SER SUPERADO
Resumo
Este artigo tem por objetivo verificar se a possível descentralização da gestão orçamentária do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará (CBMPA) impactaria na melhoria dos serviços prestados à população paraense e, consequentemente, na melhoria das unidades administrativas que compõem o CBMPA. Para a realização desta pesquisa foram coletadas informações específicas junto aos comandos das unidades da instituição sobre a gestão orçamentária e as rotinas administrativas, bem como foi observado o grau de esclarecimento dos comandantes das unidades operacionais sobre gestão orçamentária descentralizada, além de ter sido traçado um diagnóstico situacional sobre a atual gestão orçamentária, apontando possíveis problemas que possam ser superados com a descentralização orçamentária. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, realizada por meio de levantamento de dados, com aplicação de 30 questionários contendo nove questões semiestruturadas fechadas aplicadas aos comandantes gestores das unidades, visando diagnosticar as diversas realidades vivenciadas pelas unidades operacionais do CBMPA. Os resultados apontam que, em sua maioria, os gestores das unidades precisam de maior autonomia nos gastos, desde que sejam orientados e capacitados para o desenvolvimento desse tipo de gestão, já que em muitos casos as unidades têm realidades singulares que requerem ações específicas; que o trâmite burocrático para as respostas práticas da corporação não proporciona eficácia e eficiência à gestão.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.