FORMALIZAÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UM ESTUDO COM OS FEIRANTES DO BAIRRO DA CREMAÇÃO- BELÉM-PA
Resumo
O desemprego no Brasil tem como uma das possíveis alternativas o empreendedorismo. Este pode ser operacionalizado por meio do Microempreendedor Individual (MEI), formalizado ou não formalizado. O MEI formalizado e sob guarida da lei possui benefícios que o MEI sem formalização não tem, por isso, esta pesquisa visa identificar quais os desafios para formalizá-los. Por meio de pesquisa empírica, os microempreendedores da feira da Cremação – Belém (PA) foram consultados e as respostas foram compiladas e interpretadas. Como resultado, ficou evidente a necessidade de maior esclarecimento sobre as vantagens da formalização e os consequentes benefícios em favor dos microempreendedores.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.