UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DA AUDITORIA INDEPENDENTE NO ESTADO DO PARÁ
Resumo
O presente artigo buscou evidenciar a importância da auditoria independente nas organizações, delimitando-se as condições e os desafios do profissional contador no exercício das atribuições de auditor independente. Objetivou-se com esta pesquisa demonstrar a importância da auditoria independente para a mensuração da eficiência, eficácia e lisura dos processos contábeis de organizações, delimitando-se as condições e desafios do profissional contador no exercício das atribuições de auditor independente. O estudo reveste-se de relevância no que concerne à identificação e descrição do trabalho do auditor contábil frente à dinâmica de competitividade em que se encontram as organizações, buscando reduzir os riscos de fraudes e queda de rendimento. Neste sentido, apoiou-se em pesquisa bibliográfica com vistas a vislumbrar os conceitos indispensáveis para a compreensão e fundamentação deste trabalho, com especial atenção para a auditoria e o auditor independente. Vale destacar que a pesquisa empírica se apoiou em pesquisa de dados secundários, referentes ao demonstrativo de profissionais aptos a exercer a profissão de auditor no Estado do Pará, com especial atenção para a escassez desse profissional no mercado brasileiro. Os dados pesquisados apontaram para um cenário onde apenas 0,11% dos contadores são auditores hoje no Pará, o que equivale a uma relação de mais de 99 contadores para cada auditor, em cada 100 profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Pará. Verificou-se, a partir do estudo em tela, que os auditores independentes enfrentam os mais diversos obstáculos para se desenvolverem no exercício da profissão, o que acarreta a escassez e a lentidão na ofertados serviços de auditoria.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.