ABORDAGEM DO AJUSTE A VALOR PRESENTE NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Resumo
Com o objetivo de adequar as normas brasileiras de contabilidade ao padrão internacional, a Lei nº 11.638/07 e a Lei nº 11.941/09 realizaram várias alterações na Lei 6.404/76. Desta forma, o ajuste a valor presente foi normalizado pelo CPC 12, que tem como objetivo orientar a aplicação e os procedimentos as serem adotados, tornando obrigatório a partir de 2008. O objetivo deste trabalho foi analisar qual o nível de evidenciação contábil pelas empresas do Novo Mercado da BM&FBOVESPA no ajuste a valor presente de ativos e passivos no exercício de 2014, com o intuito de verificar o nível de divulgação dos critérios definidos no CPC 12. A pesquisa classifica-se como descritiva, documental e qualitativa. Foi escolhido o segmento do Novo Mercado, por apresentar uma maior transparência e uma melhor prestação de contas, e a amostra compreendeu 50 empresas. Dentre os principais resultados, observou-se que a maioria das empresas divulga o ajuste no resumo de suas principais práticas contábeis. Além disso, o item sobre a descrição do objeto da mensuração a valor presente foi o mais divulgado pelas empresas e o item sobre a descrição do método de alocação apresentou a menor aderência. E contas a receber no ativo e contas a pagar no passivo foram as contas com os maiores percentuais de aplicação do ajuste. Após a análise das demonstrações contábeis concluiu-se que as empresas analisadas ainda não adotam e divulgam o ajuste a valor presente em sua totalidade.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.