ASSOCIAÇÃO EMPÍRICA ENTRE VARIÁVEIS DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL E O IDH-M
estado da arte de pesquisas dessa natureza no Brasil
Resumo
Motivado pelas interfaces existentes entre fatores econômico-financeiros e questões ligadas ao desenvolvimento humano, este estudo investigou o estado da arte das pesquisas que tratam das Associações de variáveis entre Arrecadação Municipal e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Para tanto, realizou-se uma análise sistemática da produção científica brasileira em todos os periódicos WebQualis, com o intuito de identificar: os autores que mais têm produzido sobre o tema, a classificação WebQualis da revista de publicação dos artigos, os objetivos de pesquisa, as metodologias utilizadas, os principais resultados e contribuições das mesmas. Apesar do esforço de pesquisa empreendido, encontrou-se volume restrito de artigos que tratam diretamente da associação de Arrecadação Municipal e o IDH-M, cujos conteúdos permitem observar que a integralidade dos trabalhos se utilizou de modelos estatísticos para aferir a existência de associação. Fato esses que, conjugados sinalizam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.